twitter videos flickr   mapa contato   Mudar cor    idiomaingles  


Projetos





 


Titulo: Levantamento entomológico e monitoramento dos espécimes de anofelinos, simulídeos, triatomíneos, Aedes e flebotomíneos da UHE Santo Antônio do Jari – Amapá/Pará – Brasil.
Coordenador: Allan Kardec
Fonte financiamento: ECE Participações S/A Convênio n° 001/2015
Vigência: maio de 2015 a maio de 2018

Titulo: Avaliação do perfil de resistência de populações de anofelinos vetores de malária
Coordenador: Allan Kardec
Fonte financiamento: Acordo de Cooperação Técnica n° 115/2011 - FIOCRUZ/IEPA
Vigência: 03/02/2012 a 03/02/2017

Titulo: Avaliação do efeito residual de seis formulações de inseticidas recomendados no controle de malária utilizando diferentes substratos.
Coordenador: Allan Kardec
Fonte financiamento: Ministério da Saúde/Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro
Vigência: 2014/2015

Titulo: Avaliação da aceitação e adesão ao uso de mosquiteiros impregnados com inseticida de longa duração e do perfil de susceptibilidade a inseticidas de vetores de malária no município de Porto Grande Estado do Amapá.
Coordenador: Allan Kardec
Fonte financiamento: Ministério da Saúde N° 797683/2013
Vigência: 29/12/2013 a 20/11/2015


Titulo: Monitoramento da entomofauna de importância médica nas áreas de influência da UHE Santo Antônio / Porto Velho-RO.
Coordenador: Allan Kardec
Fonte financiamento: Termo de Cooperação Técnica Empresa SAPO Saneamento Ambiental Projetos e Operações Ltda-EPP/IEPA
Vigência: Maio de 2015 a dezembro de 2016

Titulo: Guiana Francesa – Amapá – Amazonas – Malária: Sítio Sentinela do Observatório de Clima e Saúde na Fronteira.
Coordenador: Allan Kardec
Fonte financiamento: FAPEAP – Fundação de Amparo a Pesquisa do Amapá
Vigência: Maio de 2015 a Novembro de 2016

Titulo: Convênio entre o MCTI/MPEG, IEPA com a interveniência da FADESP, visando a implementação Projeto integrado entre o MPEG e o IEPA para o desenvolvimento de pesquisa e inovação no uso e conservação da biodiversidade amazônica. OBS: a execução orçamentária e financeira será de resposabilidade da FADESP.
Coordenador: Alexandre Jordão
Fonte financiamento: MCTI (MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI - MPGE; IEPA E FUNDAÇÃO DE AMPARO E DESENV. DE PESQUISA - FADESP
Vigência: 11/2014 a 11/2016

 

Titulo: Estudos e pesquisas voltados para ações de vigilância, prevenção e controle da malária.
Coordenador: Allan Kardeck
Fonte financiamento: Ministério da Saúde N° 797683/2013
Vigência: 29/12/2013 a 20/11/2015

 

Titulo: Serviço de elaboração e realização do Projeto de Resgate Arqueológico na área do reservatório da UEH Cachoeira Caldeirão, contemplando o resgate mecânico de 50% dos sítios de maior relevância, o resgate manual de 3 sítios de alta relevância e cortes estratigráficos em 50% dos sítios de média relevância, além de regaitros de arte rupestres e oficinas lícitas ("Serviços").
Coordenador: Mariana Petry
Fonte financiamento: Empresa de Energia Cachoeira Caldeirão S.A Contrato n° 002/2014 - EECC/IEPA
Vigência: 30/06/2015

 

Titulo: Serviços Técnicos Especializados na execução de resgate Arqueológico dos 5 (cinco) sítios, identificados durante a prospecção arqueológica, no local onde se estabelecerá o canteiro de obras da UHE Cachoeira Caldeirão e na atividades de Educação Patrimonial e Divulgação cientícia para os trabalhadores das obras da referida UHE ("SERVIÇOS") - Prestação de Serviços para a execução das atividades de Resgate Arqueológico e Educação Patrimonial junto ao canteiro de obras e reservatório da UHE Cachoeira Caldeirão.
Coordenador: Mariana Petry
Fonte financiamento: Empresa de Energia Cachoeira Caldeirão S.A contrato n° 002/2013 - EECC/IEPA
Vigência: 09/09/2015

 

Titulo: Estabelecer medidas que permitam monitorar e controlar as populações de vetores na área de influencia UHE Santo Antonio, abrangendo o Município de Porto Velho-RO
Coordenador: Allan Kardeck
Fonte financiamento: TERMO DE COOP. TÉCNICA EMPRESA SAPO Saneamento Ambiental Projetos e Operações Ltda-EPP/IEPA
Vigência: 2015

 

Titulo: Diagnóstico Ambiental do rio Pacuí, Setor Costeiro Estuarino, Estado do Amapá.
Objetivo:
Relato de moradores da comunidade de Santa Luzia do Pacuí destacaram várias modificações na paisagem do rio Pacuí que estão impactando diretamente na qualidade de vida da população local, tais como alteração na qualidade das águas, erosão das margens, assoreamento e colmatação do baixo curso do rio Pacuí com impedimento da passagem/navegação para o rio Gurijuba e dificuldade para execução de atividades pesqueiras. Como forma de mitigar os problemas relatados, o Ministério Público através da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, Conflitos Agrários, Habitação e Urbanismo PRODEMAC demandou do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá IEPA a realização de um levantamento da qualidade das águas do rio Pacuí, bem como de seus pontos de erosão e assoreamento. Assim, este projeto tem como objetivo principal efetuar um diagnóstico das condições ambientais do rio Pacuí levando em consideração os dois períodos sazonais distintos
Coordenador: Wagner Costa
Fonte financiamento: Termo de Cooperação Técnica n° 003/2014-SEMA/IEPA
Vigência: 09/2013 a 02/2015


Titulo: Estabelecer medidas que perimtam monitorar e controlar as populações de vetores na área de influência direta (AID) da UHE Santo Antonio do Jari.
Coordenador: Allan Kardeck
Fonte financiamento: ECE PARTICIPAÇÕES S/A Convênio n° 001/2001
Vigência: 09/2011 a 11/2015

Titulo: Serviços Técnicos Especializados de prospecção arqueológica e Educação Patrimonial junto ao canteiro de obras e reservatório da UHE Cachoeira Caldeirão.
Coordenador: Mariana Petry
Fonte financiamento: Empresa de Energia Cachoeira Caldeirão S.A contrato n° 001/2013 - EECC/IEPA
Vigência: PRORROGANDO ATÉ 09/09/2015

 

Titulo: French Guiana Mangrove Watch: from Mangrove Tree to coastal Dynamics - MANGWATCH
Objetivo:
The capability of French Guiana mangroves to cope with coastal changes is addressed. Our ambition is to continue sharing interdisciplinary experience and strengthening international cooperation through the setting up of a 'Mangrove Watch Station' (MWS). By year-end 2014, our objective is to write specifications for the standardization of both the MWS instrumentation and the measurement protocols of the mangrove forest structure. We think that this strategy may provide pivotal data for coastal studies, ecosystems conservation and a multitude of applied issues of ecosystems functioning and services. The project has possible extensions toward both overseas French territories and Brazil.
Coordenador: Dra. Valdenira Ferreira
Fonte financiamento: Centre National de la Recherche Scientifique - Auxílio financeiro / Institut de Recherche pour le Développement
Vigência: 2014

 

Titulo: Mapeamento e Elaboração de Cartas de Sensibilidade Ambiental para Derramamento de Óleo (Cartas SAO) para a Bacia da Foz do Amazonas. CARTAS SAO.
Objetivo:
Identicar e mapear localização de áreas, recursos biológicos e atividades econômica sensíveis ao derramamento de óleo na Bacia Marítima da Foz do Amazonas. As Cartas SAO oficiais reforçam os instrumentos políticos e administrativos de ordenamento do litoral e áreas marinhas adjacentes e fazem parte de um conjunto de instrumentos para a mitigação dos impactos negativos advindos de um acidente por óleo e derivados.
Coordenador: Valdenira Ferreira
Fonte financiamento: MCTI/CT/HIDRO/MMA/CPNPQ N° 22/2011 - CARTAS SAO
Vigência: 2012 a 2014
www.iepa.ap.gov.br/saofza

 

Titulo: Composição, estrutura e distribuição da ictiofauna do Rio Matapi.
Objetivo:
Coleta de informações físicas e químicas da água e biológicas (ictiofauna e fitoplancton) ao longo de quatro pontos do Rio Matapi, perfazendo um total de aproximadamente 100 km.
Coordenador: Luis Mauricio Abdon
Fonte financiamento: SETEC/FUNDAÇÃO TUMUCUMAQUE – PROJETO CUSTEIO TESE FAPEAP
Vigência: 2011 A 2014


Titulo:
Composição florística, estrutura e uso da terra em vegetação de savanas do Estado do Amapá.
Objetivo:
Conhecer a fisionomia, a florística e o estado de conservação das savanas do Estado do Amapá, por meio de visitas ao campo e inventários fitossociológicos através do método de parcelas.
Coordenador: Salustiano Vilar
Fonte financiamento: SETEC – CUSTEIO TESE FAPEAP
Vigência: 2011 A 2014

 

Titulo: Estudo Ambiental do Cinturão Lacustre Meridional da REBIO do Lago Piratuba para identificação e mitigação de impactos antrópicos. IMPACTOS
Objetivo:
Caracterizar os impactos da ação antrópica e dos processos naturais sobre a hidrodinâmica e limnologia dos Lagos do Cinturão Lacustre Meridional e os solos da região.
Coordenador: Luiz Takiyama
Fonte financiamento: Proc. 484654/2011 CNPq - Cinturão Lacustre
Vigência: 2012 a 2014


Titulo: Etat des lieux de l environnement estuarien de la baie d Oyapock - OYABAY
Objetivo: A Baia do Oiapoque, no estuário do rio homônimo está no coração da região dos grandes capos lamosos típicos (entre o Cabo Orange e a Ponta Behague) em ambientes litorâneos transfronteiriços. Enquanto que quase todo o litoral está sob a influência da pluma do rio Amazonas e submetido a grandes flutuações morfossedimentares conferindo-lhe um aspecto muito instável, a região em questão é relativamente estável. Poucos trabalhos foram realizados neste setor costeiro possuindo até o momento uma visão muito restrita da estrutura e dinâmica do ecossistema litorâneo. O projeto objetivo é fazer uma primeira caracterização visando estabelecer um estado de referência dentro do contexto de uma área de rápida antropização, permitindo assim caracterizar os habitats e ocorrência das populações de manguezais como também as condições hidrodinâmica (propagação da marés, correntes, hidrologia),sedimentológicas e batimétricas.
Coordenador:
Projeto coordenado pelo IRD, INPE e IEPA (Dra. Valdenira Ferreira dos Santos)
Fonte financiamento: IRD, INPE
Vigência: 2014


Titulo: Observação por Satélite do Meio Ambiente Transfronteiriço. OSE GUYAMAPA Coordenação: IRD, INPE e IEPA.
Objetivo:
Criação de um sistema de observação do meio ambiente por satélite com elaboração de referências comuns e construção conjunta de indicadores úteis para os tomadores de decisão encarregados do monitoramento e da proteção do patrimônio natural na região da Bacia do Oiapoque.
Coordenador: Valdenira Ferreira
Fonte financiamento: PO AMAZONIE -Observação por Satélite do Meio Ambiente Transfronteiriço. OSE GUYAMAPA Coordenação: IRD, INPE e IEPA.
Vigência: 2011 a 2014


Titulo: Diversidade e Ecologia das Raias de Água Doce (Chondrichthyes: Potamotrygonidae) da Reserva Biológica do Parazinho, AP
Objetivo:
O presente projeto visa investigar a diversidade e a ecologia da comunidade de raias de água doce na Reserva Biológica do Parazinho, com ênfase na ecologia alimentar, de modo a verificar se há partilha de recursos ou segregação de nichos alimentares e segregação espacial entre as espécies amostradas.
Coordenador: Dra. Cecile Gama
Fonte financiamento: GEA/IEPA
Vigência: 2014

Titulo: A influência dos sedimentos de várzea de maré na distribuição e riqueza de espécies de florestas alagáveis na planície estuarina do Amapá, Amazônia oriental
Objetivo:
O estudo sedimentológico da várzea de maré visa conhecer a composição dos sedimentos, sua variabilidade espaço-temporal e influência na distribuição e riqueza de espécies de florestas alagáveis encontradas na região do estuário Amazônico.
Coordenador: Dr. Admilson Torres
Fonte financiamento:
Vigência: 2014

Titulo: MODIFICAÇÕES DA LINHA DE COSTA CAUSADAS PELA EROSÃO COSTEIRA AO LONGO DO SETOR ESTUARINO DO AMAPÁ: O caso da orla urbana de Macapá
Objetivo:
Analisar o comportamento da dinâmica costeira da orla de Macapá quanto à erosão e sedimentação e identificar suas possíveis causas
Coordenador: Dr. Admilson Torres
Fonte financiamento:
Vigência: 2014

Titulo: Estrutura, Composição Florística e Diversidade de Florestas Alagáveis em duas Bacias hidrográficas no Estado do Amapá
Objetivo:
Este estudo visa preencher uma importante lacuna, dado que estudos sobre ecossistema de várzea na região sul do estado do Amapá são limitados. Além das informações sobre a estrutura e funcionamento de duas importantes florestas alagáveis a serem geradas, a identificação de grupos taxonômicos que possam representar a comunidade de plantas lenhosas desses ambientes, seja no tocante à diversidade e à relação com fatores ecológicos facilmente mensuráveis são fundamentais para subsidiar planos de manejo desses ambientes únicos.
Coordenador: Dr. Admilson Torres
Fonte financiamento:
Vigência: 2014

Titulo: Elaboração de Estudo Técnico Ambiental, referente Relatório Ambiental Simplificado - RAS e o Projeto PBA, pra obras do Porgrama Luz para Todos LPT - ReSEX Cajari sendo 23 comunidade em Larajal do Jari, 16 em Vitória do Jari e 17 em Mazagão e Região do Ajuruxi.
Coordenador: Jucivaldo Dias
Fonte financiamento: CEA/AP - Contrato n° 074/2012
Vigência: 2012


PROBIO

Projeto de extensão de ação integradora entre os pesquisadores do Núcleo de Pesquisas Aquáticas – NUPAq, com alunos da rede pública de ensino das comunidades do Arquipélago do Bailique que fazem parte do projeto. A finalidade do projeto é implementar uma rede de coleta e monitoramento de informações sócio-ambientais, visando a construção dos museus de ciência nessas comunidades".
www.iepa.ap.gov.br/probio

PNOPG

Projeto de extensão de ação integradora entre os pesquisadores do Centro de Pesquisas Aquáticas – CPAq, com alunos da rede pública de ensino das comunidades do Arquipélago do Bailique que fazem parte do projeto. A finalidade do projeto é implementar uma rede de coleta e monitoramento de informações sócio-ambientais, visando a construção dos museus de ciência nessas comunidades".
www.iepa.ap.gov.br/pnopg


DIAGNÓSTICO SÓCIO-AMBIENTAL PARTICIPATIVO DO PROJETO ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO DO SETOR COSTEIRO Estuarino no Estado do Amapá. Representa o esforço de uma série de estudos realizados através de pesquisa de campo, trabalhos de escritórios, reuniões e 38 seminários com a participação dos atores sociais envolvidos no processo de apropriação dos recursos da área estudada (as comunidades e organizações locais representantes do poder público ou da sociedade civil).
www.iepa.ap.gov.br/estuario/apresentacao.htm

 

Voltar


IEPA - Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá
Av. Feliciano Coelho, 1509. Trem,
CEP: 68.901-025 - Macapá - Amapá - Brasil
Fone: (96) 3212-5341 / 3212-5342 / 3212-5366
Site desenvolvido e hospedado pelo IEPA

Amap?