facebook do iepa GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ    
  facebook do iepa twitter do iepa youtube do iepa instagran iepa webmail


LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA EM CERÂMICA - CERAMITEC




 



A Indústria oleiro-cerâmica no Amapá tem por características possuir pequenas e micro indústrias, com deficiência em infra-estrutura física e em tecnologia aplicada aos processos produtivos.

O CERAMITEC tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento do setor oleiro-cerâmico no Amapá. Atuará na pesquisa de matérias-prima, realização de ensaios tecnológicos e elaboração e aplicação de cursos de capacitação para pessoas ligadas a área de cerâmica vermelha, incluindo técnicos, empresários e operários, contribuindo, entre outros fatores à melhoria da qualidade, produtividade e diversificação dos produtos cerâmicos.

O Núcleo têm as seguintes áreas principais de trabalho: extrativa (identificação, seleção, avaliação e maturação de argilas), Tecnológica (produtos e processos), capacitação (para o Núcleo e para empresas) e informação científico-técnica. No laboratório a ser implementado no núcleo, será possível a realização de ensaios de caracterização das matérias-prima e produtos cerâmicos (tijolos, telhas, lajotas) através do sistema de análises térmicas envolve as seguintes unidades: Dilatométrica (AD), Análise Térmica Diferencial (ATD) e Análise Termogravimétrica (ATG) - pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos na área de cerâmica vermelha, treinamento de técnicos e realização de cursos para trabalhadores/ empresários do setor. Além disso, o núcleo poderá atuar na certificação de produtos, no controle de qualidade e na pesquisa de novas matérias-primas e novos materiais cerâmicos e no estudo do manejo adequado das áreas de extração de argilas.

 

 


CNPQ   EMBRAPA        

 

 

 

 

 
 
 




IEPA - Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá
Av. Feliciano Coelho, 1509. Trem, CEP: 68.901-025 - Macapá - Amapá - Brasil
Fone: (96) 3212-5341 / 3212-5342 / 3212-5366
Site desenvolvido e hospedado pelo IEPA - 1991 - 2023