facebook do iepa GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ    
  facebook do iepa twitter do iepa youtube do iepa instagran iepa webmail


Divisão de Zoologia / Seção de Invertebrados
Coleção Entomofauna do Amapá




Em 1976, no então Território Federal do Amapá, foi criado o Museu de História Natural Ângelo da Costa Lima, com a finalidade de recolher espécimes e informações sobre a fauna e a flora do território. Com a criação em 1988 do Estado do Amapá, o museu veio a ser incorporado, juntamente com outros centros de pesquisa preexistentes, a uma unidade institucional maior, o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA).

O IEPA abriga hoje seis coleções zoológicas, entre elas a coleção “Entomofauna do Amapá” com cerca de 30 mil insetos alfinetados e em meio líquido distribuídos em 09 (nove) ordens: Coleopetra, Himenoptera, Lepidoptera, Hemiptera, Orthoptera, Odonata, Díptera, Neuroptera e Homoptera.

A função primária da coleção consiste em preservar indefinidamente os espécimes nela depositados e de servir como meio de informação e de  conhecimento da biodiversidade do Estado do Amapá, bem como, fornecer subsídios a estudos futuros relacionados com os insetos. A essa missão aparentemente simples vêm-se agregar muitas outras funções e atividades geradoras de conhecimentos vitais para as sociedades modernas, desde a história do planeta e das inúmeras linhagens de seres que nele vivem, até o conhecimento que possibilita a organização da atividade humana numa forma mais harmônica com o meio ambiente. 

Destacamos alguns grupos de maior relevância dentro da coleção em função de estarem em um estágio mais adiantado na sua identificação.

► Cerambicideos (Coleopteros) com mais de 200 espécies identificadas.
► Vespidae (Himenoptera) com mais de 170 espécies identificadas.
► Ápidae (Himenoptera) com cerca de  30 espécies identificadas.
► Culicídeos (Díptera) com mais de 45 espécies.
► Odonata com aproximadamente 30 espécies.


Clique na imagem para ampliar

  Voltar

CNPQ   EMBRAPA        

 

 

 

 

 
 
 



 


IEPA - Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá
Av. Feliciano Coelho, 1509. Trem, CEP: 68.901-025 - Macapá - Amapá - Brasil
Fone: (96) 3212-5341 / 3212-5342 / 3212-5366
Site desenvolvido e hospedado pelo IEPA - 1991 - 2023