Governo do Amapá recebe aprovação para integrar Década Oceânica da Unesco

O programa Observatório Popular do Mar promove a interação das comunidades costeiras com as pesquisas científicas e ciência cidadã.

O projeto passa a integrar ações de preservação dos oceanos a serem desenvolvidas até 2030

O Governo do Amapá recebeu aprovação para integrar o programa Década de Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável da Unesco, que foi declarado para o período de 2021 a 2030. O projeto Observatório Popular do Mar (Omara) do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa) foi selecionado para o participar das atividades.

A conquista internacional é fruto do trabalho colaborativo, que envolve pesquisadores, cientistas e a comunidade. O projeto Omara é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e executado pelo Governo do Amapá. Segundo a coordenadora da iniciativa, Valdenira Santos, a aprovação é uma oportunidade de visibilidade para o trabalho feito pelos pesquisadores amapaenses na costa amazônica.

"Temos uma série de desafios a cumprir a partir dessa integração. Um deles é ter as comunidades costeiras mais fortes, com informações sobreos riscos costeiros e oceânicos, além de outros desafios que a gente tem nessa década da ciência oceânica", destaca Valdenira.

Com a aprovação, o Observatório Popular do Mar passa a integrar uma rede mundial de ações. O reconhecimento fortalece o compromisso do Governo do Estado com os avanços na área da pesquisa científica, na promoção da ciência cidadã e na preservação dos oceanos para as gerações futuras.

"A Unesco reconhece projetos que contribuem significativamente para os desafios da Década Oceânica e para o IEPA é algo muito importante, porque a coordenação desse observatório está no Núcleo de Pesquisas Aquáticas, é um reconhecimento para a instituição e com a participação das comunidades, que têm se envolvido nesse processo, que objetiva a proteção dos nossos recursos marinhos", destaca a pesquisadora.

Década da Ciência Oceânica

O programa foi iniciado pelas Nações Unidas com o objetivo de conscientizar sobre a importância da preservação dos oceanos. A ideia busca unir esforços de entidades públicas, privadas e da sociedade civil para promover a saúde e sustentabilidade dos mares, impulsionando ações em benefício da saúde oceânica.

A iniciativa, baseada na cooperação internacional, busca fomentar pesquisas científicas e inovações tecnológicas que trabalham pela limpeza, segurança e sustentabilidade dos Oceanos.

Por: Thaysa Ruane

Site desenvolvido e hospedado pelo IEPA - 1991 - 2024