facebook do iepa GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ    
  facebook do iepa twitter do iepa youtube do iepa instagran iepa webmail

 

                  

Programa Novo PAC aprova criação do
Parque do Solstício em Calçoene
É uma grande conquista para a preservação do patrimônio arqueológico do Amapá, afirma o arqueólogo do IEPA, Lucio Costa Leite.

 

O Governo Federal através do Instituto do Patrimonio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), anunciou hoje, 7 de março, uma importante conquista para o Estado do Amapá na preservação do patrimônio arqueológico com a aprovação da proposta do Núcleo de Pesquisa Arqueológica do IEPA para a criação do Parque do Solstício de Calçoene, dentro do programa Novo PAC: Patrimônio Histórico.

O Novo PAC representa um esforço do Governo Federal para preservar e promover a riqueza cultural do Brasil, com um investimento significativo de aproximadamente R$ 712 milhões até 2026. O PAC Patrimônio Histórico está realizando obras em 139 locais distribuídos em 35 municípios de 17 estados, em parceria com diversas instituições e órgãos governamentais. No Amapá, duas propostas foram selecionadas: a criação do Parque do Solstício de Calçoene e a Requalificação do Museu Histórico do Amapá Joaquim Caetano da Silva, na capital do Estado.

Além disso, o programa está impulsionando 105 projetos de recuperação de patrimônios culturais em 83 municípios por todo o país. Esses esforços visam fortalecer nossa identidade e memória cultural, promovendo um vínculo ainda mais forte entre as comunidades e seus patrimônios.

“A equipe do NuPArq/IEPA está muito empolgada para ver o impacto positivo que essa iniciativa trará para Calçoene e para todos os amapaenses. Com a criação do Parque do Solstício de Calçoene, a região vai poder celebrar e preservar esse patrimônio arqueológico nos conectando ainda mais com a história e cultura do Amapá”, comemora o arqueólogo do IEPA, Lúcio Costa Leite.

A área destinada à criação do Parque do Solstício de Calçoene atualmente funciona como uma Base de Pesquisa do IEPA, onde o NuPArq/IEPA realiza pesquisas desde 2005. Esta iniciativa representa um passo importante na valorização, musealização e preservação da história e cultura da nossa região.


________________________
.



CNPQ   EMBRAPA        

 

 

 

 

 
 
 




IEPA - Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá
Av. Feliciano Coelho, 1509. Trem, CEP: 68.901-025 - Macapá - Amapá - Brasil
Fone: (96) 3212-5341 / 3212-5342 / 3212-5366
Site desenvolvido e hospedado pelo IEPA - 1991 - 2024