Governo do Amapá inicia monitoramento
de mudanças climáticas na região
de Chaves, no Pará

Projeto Omara busca reduzir impactos ambientais com auxílio de comunidades do local.

Conquista internacional é fruto de trabalho colaborativo entre as comunidades

No período de 1 a 4 de abril, o Governo do Amapá esteve em Chaves, no Pará, para realizar o treinamento de voluntários das comunidades de Arauá e Nascimento, com o objetivo de contribuir para a redução dos impactos e mudanças climáticas na foz do Rio Amazonas. As ações fazem parte do projeto Observatório Popular do Mar (Omara) e do Plano de Governo da gestão, que busca aliar a inovação ao desenvolvimento sustentável.

Durante a ação, foram realizadas oficinas de apresentação e direcionamentos para monitorar as informações geográficas do local. Além disso, em 2023, duas comunidades, Nascimento e Arapixi, receberam instruções para implantar estações de monitoramento de intrusão salina.

A pesquisadora do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa) e coordenadora do projeto Omara, Valdenira Santos, afirma que a participação da comunidade é essencial para identificar fenômenos que terão impacto mais significativo na zona costeira amazônica, especialmente na região do Amapá, facilitando ações preventivas.

"Estamos muito satisfeitos com a receptividade e entusiasmo dos voluntários em Arauá e Chaves. Esperamos que, em breve, eles possam iniciar o monitoramento de questões ambientais importantes para a região, como erosões e processos de inundação. Deste modo, conseguimos realizar um protocolo de defesa e combate", ressalta Valdenira.

Durante a oficina, foram fornecidos materiais e instruções para o monitoramento de fenômenos importantes, como erosões e intrusões salinas. O acompanhamento das ações é crucial para entender e aliviar seus impactos, garantindo a segurança e bem-estar das comunidades costeiras amazônicas.

Observatório Popular do Mar

O Governo do Amapá recebeu a aprovação para integrar o programa Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, da Unesco, que acontece de 2021 a 2030. O projeto Omara, do Iepa, foi selecionado para o participar das atividades.

A conquista internacional é fruto do trabalho colaborativo, que envolve pesquisadores, cientistas e a comunidade. A ação é financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, e executada pelo Governo do Amapá.

Por: Thaysa Ruane

Foto: Mickael Marques/Omara