facebook do iepa GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
  facebook do iepa twitter do iepa youtube do iepa instagran iepa webmail

Programa Zoneamento Ecológico Econômico do Amapá apresenta estado da arte aos gestores da SEPLAN e IEPA

O ZEE é um instrumento de gestão territorial utilizado em diferentes níveis da administração pública e privada, constituído uma ferramenta fundamental para subsidiar a tomada de decisão política quanto aos programas. Se sustenta em quatro pilares fundamentais: Aspecto Ambiental, composto por diferentes ecossistemas, em distintos estágios de conservação; Aspecto Social, complexo de diferentes grupos humanos, com territorialidades próprias e, por vezes, conflitantes entre si; Aspecto Econômico, processos produtivos em constante mudança; e, por último, Aspecto Político, marcado por um entrelaçamento de interesses de diferenciados segmentos, nas esferas nacional, regional e local.

Nesse cenário, emerge como uma visão estratégica do território e de suas fragilidades e potencialidades, convergindo para a articulação política e para objetivar metas de crescimento econômico e de combate à desigualdade social, aliada à conservação dos recursos naturais. Os estudos são coordenados pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (IEPA) e Secretaria de Planejamento (SEPLAN), com a participação de diversas instituições parceiras (UNIFAP, UEAP, EMBRAPA, UFRA, USP, UFPA e Museu Paraense Emílio Goeldi.

A importância do ZEE, contudo, vai além de dar suporte ao planejamento e incorporar as ações sociais e governamentais, de caráter ambiental e/ou socioeconômico. Ele facilita, com seus dados e ferramental técnico, que sejam feitas avaliações e prognósticos de impactos ambientais, sociais e econômicos de empreendimentos, projetos, planos e programas em diversos níveis.

No intuito de estabelecer um marco temporal e redefinir estratégias de continuidade para o ZEEAP, aconteceu na última quinta-feira (23) reunião técnica para apresentação do estado atual do programa. A mesma contou com a presença do Diretor Presidente do Instituto de Pesquisa Cientificas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA), André Abdon e da Secretaria de Planejamento (SEPLAN) representada por Heberson Nobre, além de instituições parceiras SEMA, UNIFAP e EMBRAPA.

Na oportunidade, buscou-se o alinhamento das informações, abordando os pontos: Conceito e fundamento do ZEE; Reestruturação do ZEE no amapá; Das alterações no arcabouço jurídico; Do contrato para elaboração do ZEE; Da execução física do contrato.

Nesta direção, a implementação do ZEE, exige esforço conjunto de todos os atores envolvidos, superando o risco de se constituir em mero exercício no papel. Garantindo todas as etapas do processo de construção do ZEEAP. Desta forma, capitaneada pela SEPLAN e IEPA, decidiu-se pela retomada imediata dos trabalhos, de forma a assegurar sua confecção final.

O Estado do Amapá tem crescido e continuará crescendo muito nos próximos anos. Isso precisa acontecer de forma planejada, assegurando a proteção do meio ambiente e permitindo que haja desenvolvimento econômico regional de forma sustentável. A importância do ZEE reside na facilitação desse processo. São resultado de anos de trabalho e empenho de várias equipes técnicas, ao longo de diferentes gestões administrativas, agora se apresenta como uma necessidade premente para exercer seu papel como instrumento de gestão ambiental.

Com a finalização do ZEEAP o governo do Amapá vai dispor uma série de produtos que subsidiarão a gestão territorial do estado de forma integrada e sustentável, garantindo o uso adequado dos recursos naturais e a proteção dos ecossistemas locais, além de orientar a tomada de decisão dos atores envolvidos no desenvolvimento socioeconômico do estado. Alguns dos principais produtos previstos:

1 - Mapas temáticos: representam as diferentes informações coletadas durante o processo de elaboração do ZEEAP, como Unidades dos Sistemas Ambientais, Potencialidade dos recursos naturais e a fragilidade natural, Tendências de ocupação e articulação regional, Condições de vida da população, Potencialidades e Limitações de cada região do estado, entre outros.

2 - Relatórios técnicos: documentos que descrevem as metodologias utilizadas para elaboração do ZEEAP, os resultados obtidos, as análises e interpretações das informações coletadas, zonificação do estado com respectiva indicação de uso, bem como as recomendações e diretrizes para a gestão territorial.

3 - Base de dados geográficos: conjunto de dados coletados e organizados de forma georreferenciada, que podem ser utilizados em sistemas de informação geográfica (SIG), facilitando o monitoramento e a gestão territorial do estado.

4 - Planos de ação: documentos que indicam as ações necessárias para implementação do ZEEAP, visando à promoção do desenvolvimento socioeconômico do estado, com base nos critérios estabelecidos no processo de zoneamento.

Participantes Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá
André dos Santos Abdon – Diretor-Presidente
Doutor Aristóteles Viana – Coordenador do ZEEAP
Doutor Marcelo de Jesus Veiga Carim – Coordenador vegetação