Os riscos quase invisíveis do microplástico

Desde 1950, a fabricação mundial de plástico vem aumentando drasticamente (1,5Mt para 348Mt/ano), apresentando tendência ainda mais crescente. As maiores contaminações por plástico são registradas em regiões próximas às aglomerações urbanas indicando a possível influência dos sistemas de drenagem de esgotos, sendo fontes de contaminantes que chegam aos ambientes costeiros e ao mar. A quebra desse polímero resulta em fragmentos de plásticos cuja maior dimensão não ultrapassa de 5 mm, denominados microplástico.

Esses fragmentos estão entre os problemas mais discutidos na atualidade, pois são os principais agentes poluidores dos ecossistemas aquáticos, sendo responsável por 60% a 80% dos resíduos encontrados em ambientes marinhos, podendo adsorver poluentes e não só prejudicar os seres que vivem em ambientes contaminados, como também podem se acumular em diversos organismos marinhos e serem transferidos a outros organismos maiores através da cadeia alimentar, afetando tanto o ambiente, a vida aquática, quanto o homem.

Diante deste contexto, a presente obra foi elaborada como um instrumento para introduzir a temática ao leitor. É um material baseado no conhecimento científico, com uma linguagem mais acessível e ilustrações elucidativas, feito para ser utilizado como ferramenta pedagógica, para a realização de atividades interdisciplinares.

Esta Obra teve a contribuição da Bióloga, Emarielle Pardal, que está com Pós-doutorado em andamento no Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (IEPA), com o diagnóstico da Poluição por Microplástico na Costa Amazônica-AP. Emarielle possui graduação e mestrado em Biologia Ambiental, pela UFPA, e Doutorado em Geociências com ênfase em Geologia Sedimentar e Ambiental, pela UFPE.

Atua na Zona Costeira amazônica nas áreas de Oceanografia Química e Costeira, Educação Ambiental, Monitoramento ambiental, Sedimentologia, Poluição, Geoquímica, Ambientes estuarinos e Poluição por plásticos.

BAIXAR EBOOK:

- Os riscos quase invisíveis do microplástico - BAIXAR EBOOK - 202.2 MB