IV Simpósio Brasileiro de Geologia e Geofísica
Marinha e a 53ª. Reunião Anual do PGGM

O IV Simpósio Brasileiro de Geologia e Geofísica Marinha e a 53ª. Reunião Anual do PGGM - no período  7 a 9 de novembro de 2022, em Salvador, Bahia e teve como temática central “Desafios da Geologia e Geofísica Marinha num Cenário de Mudanças Climáticas e Instabilidade Planetária”.

As mudanças climáticas em curso e os recentes conflitos políticos na Europa Oriental tem gerado uma série de demandas por fontes de energia alternativas não baseadas em carbono  e de minerais estratégicos para o Brasil, como fosfato, cobalto, nióbio etc. Além disso, o desenvolvimento de programas de adaptação para o enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas, como por exemplo exacerbação da erosão costeira,  alteração no regime hidrológico de rios, subida do nível do mar etc, necessita de conhecimento qualificado sobre os processos atuantes na zona costeira e marinha.

A Geologia e Geofísica Marinha tem muito a contribuir neste sentido, visto que a área marinha sob jurisdição brasileira, conhecida como Amazônia Azul (ZEE + Plataforma Continental Jurídica) constitui uma área estratégica para suprir demandas nacionais de minerais estratégicos e espaço para a implantação de usinas eólicas no mar, além de fonte para granulados marinhos necessários para o enfrentamento de fenômenos como erosão costeira. Faz-se, portanto, necessário identificar as principais jazidas destes minerais e ao mesmo tempo melhorar o conhecimento do fundo e sub-fundo marinho e os processos atuantes, para melhor planejar o uso deste espaço e avaliar os impactos ambientais destas atividades, além de mapear aquelas aéreas que precisam ser reservadas para os esforços de conservação.

O tema escolhido para o 53a. Reunião do PGGM - IV Simpósio Brasileiro de Geologia e Geofísica Marinha - está assim em harmonia com estas demandas e preocupações, o que se reflete diretamente nas quatro linhas temáticas da  programação: (i) Planejamento Espacial Marinho (PEM), (ii) Parques Eólicos Marinhos, (iii) Mudanças Climáticas e Vulnerabilidade Costeira e (iv) Recursos Minerais Marinhos.

A Pesquisadora Dra. Valdenira Santos, participou do debate sobre A Importância da G&G Marinha em Ações do INMAR – oportunidades de cooperação e atuação do PGGM no INMAR’ foi o tema da primeira mesa do IVSBGGM.
O bate-papo teve ainda como moderadores a Profa. Dra. Narelle Maia Almeida e, além dos palestrantes Profs. Drs. Segen Estefen e Alex Bastos, contou com a participação dos representantes do PGGM Profs. Drs. Norberto Horn.

secretaria@ivsbggm.com.br