Iepa faz a entrega do Diagnóstico de Fauna da  Flota/Ap
O Instituto de  Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), representado  pelo diretor-presidente, Augusto Oliveira Junior, fez a entrega do Diagnostico  da Fauna da Floresta Estadual do Amapá (Flota/AP). Na ocasião, o Gestor do  Iepa, convidado pela diretora do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Ana  Euler, integrou a composição da mesa de abertura do evento "Concessões  Florestais".
A criação do  diagnóstico foi realizado pelos pesquisadores do Iepa, atendendo uma demanda do  IEF que necessita desses estudos para auxiliar a elaboração do Plano de Manejo  da Flota/AP. Assim, o Iepa cumpre e participa de mais um importante estudo para  subsidiar o planejamento de ações do Governo do Estado, quem coordenou (suas especialidades)  e resultados encontrados. 
A abertura ocorreu  na tarde desta quinta-feira, 03, no Pavilhão Internacional de Oportunidades de  Negócios da 50ª Expofeira Agropecuária. O evento teve como objetivou apresentar  aos participantes o andamento da implementação da Gestão de Florestas Públicas  Estaduais, que estão contidas na proposta de ordenamento fundiário que vem  sendo utilizada para o acesso a bens e serviços florestais, com vistas a  promover a economia através do desenvolvimento rural sustentável, garantindo a  melhoria da qualidade de vida da população e estimulo à economia formal, com  produtos e serviços oriundos de florestas manejadas.
Estiveram presentes  no Evento, uma diversidade de representantes de diferentes Instituições, como:  Iepa, Embrapa/AP, Universidade Rural do Rio de Janeiro (URRJ), Secretaria de  Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Instituto do Ambiente e Ordenamento Territorial do Estado do Amapá (Imap), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais  Renováveis (Ibama), Amapá Florestal e  Celulose (Amcel),  Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), Universidade do Estado do Amapá (Ueap), Conselho Nacional da  Associação das Populações Extrativistas, Escola da Família do Pacuí, além de  representantes de faculdades do Estado. 
“Gostaria de agradecer a todos, e ao nosso parceiro Augusto  Oliveira. Mas, aproveitando a oportunidade, já faço o convite a todos para  visitarem o acervo que está em exposição aqui na Expofeira. Isso é resultado de  uma parceria entre a SDR e o Iepa/Museu Sacaca que viabiliza expor a história  dos 50 anos de existência da nossa Expofeira do Amapá”, exclamou a Secretaria  da SDR, Cristina Almeida. 
A secretaria do IEF, Ana Euler, demonstrou toda sua satisfação  com o resultado positivo e expressivo do Evento. “Os agradecimentos são muitos,  mas, queria deixar registrado aqui um reconhecimento especial ao Iepa, através  do diretor-presidente Augusto Oliveira, o qual é um parceiro extremamente  importante para o resultado positivo desse nosso projeto, gostaria de mencionar  principalmente, pela riqueza de pesquisas que são desenvolvidas e oferecidas  pelo Iepa, o que contribui assim, para o visível crescimento do Amapá”,  agradeceu Ana.
O diretor presidente do Iepa, Augusto Oliveira, logo depois, que  fez a entrega do Diagnóstico, expressou, “eu estou profundamente feliz,  sentindo um grande orgulho Institucional, pois, através de nossos pesquisadores  que estão hoje, presentes em importantes trabalhos e projetos do nosso Estado, festejamos  essa conquista principalmente, por que isso só vem beneficiar a toda população  do Amapá. Então, o mais importante de tudo isso é promovermos desenvolvimento,  mas, sobretudo, deve ser um desenvolvimento responsável”, anunciou Augusto  Oliveira.
Na conclusão de sua fala, o Chefe Geral do Iepa, agradeceu a  secretária do IEF, Ana Euler, pelo desenvolvimento desse grandioso projeto.
Fechando o Evento com chave de ouro, se fez presente o  governador do Estado, Camilo Capiberibe, que ficou bem feliz, em observar  tantas pessoas, e Intuições juntas por um mesmo objetivo. Camilo afirmou  dizendo, “o que importa para gente, é que possamos lutar, para sempre  desenvolvermos nosso Estado, e podermos acima de qualquer coisa, somente,  respeitarmos a natureza”. Completou o chefe do Estado. 
  
  Angela  Andrade/Iepa.