facebook do iepa GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ    
  facebook do iepa twitter do iepa youtube do iepa instagran iepa webmail

  Imprimir


Texto Normal Texto Grande Fundo Preto Fundo Pastel Fundo Padr?o

                  

 

Iepa realiza reunião para discutir o desenvolvimento de um sistema de tratamento de água salobra/salgada na região do arquipélago do Bailique.

 

No último dia 05/11/21, uma equipe de pesquisadores do @iepa.amapa esteve reunida com o Diretor-Presidente Jorge Souza, para tratar de assuntos relacionados à alternativas de tratamento de água salobra/salgada na região do arquipélago do Bailique. Na oportunidade, foi apresentada uma proposta de pesquisa inicial que tem como finalidade desenvolver um sistema alternativo de tratamento de água (inicialmente em escolas) para abastecimento das pequenas comunidades do distrito, onde pretende-se investigar as possibilidades para alcançar os padrões de potabilidade preconizados pelo Ministério da Saúde, em especial, à dessalinização da água no período de baixa vazão do rio Amazonas.

A base do sistema de tratamento será inspirada em uma tecnologia social desenvolvida pela FUNASA conhecida como SALTA-z, utilizada estritamente para tratamento de água doce, e que será adaptada para reduzir a salinidade da água. Adicionalmente, o uso de destiladores solares como outra forma de dessalinização também será avaliado. Esses últimos apresentam baixo custo de construção e operação, e são comuns na região árida do nordeste brasileiro, como meios de produção de pequenos volumes de água doce.

A previsão de início do projeto é imediata, através da realização de etapas de campo para diagnóstico das comunidades e escolas selecionadas e caracterização da qualidade da água local. Inicialmente, serão escolhidas duas escolas para abrangência da proposta.


CNPQ   EMBRAPA        

 

 

 

 
 
 


IEPA - Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá
Av. Feliciano Coelho, 1509. Trem, CEP: 68.901-025 - Macapá - Amapá - Brasil
Fone: (96) 3212-5341 / 3212-5342 / 3212-5366
Site desenvolvido e hospedado pelo IEPA - 1991 - 2021