Iepa, Unifap e  Estácio Seama realizam Capacitação em Comitês de Ética 
 
Esta capacitação  abordará a Pesquisa, envolvendo Seres Humanos e Operacionalização da Plataforma  Brasil pela CONEP em Macapá. 
 
O Instituto de  Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), em parceria com  a Universidade Federal do Amapá (Unifap) e Faculdade Estácio Seama, realizam em  Macapá, pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), Capacitação em Comitês  de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos e Operacionalização da Plataforma  Brasil.
O Evento  acontecerá em dois dias, 04 e 05 de julho.  No dia 04 de julho,  ocorrerá  na Unifap, sala do projeto Rute, Bloco L, localizado na  Rodovia Jucelino Kubstchek Km 2, Bairro Zerão, Macapá – AP, no horário de 8h as  12h e 14h as 18h horas. As atividades desse dia serão destinadas apenas aos  Conselheiros de todos os Comitês de Ética em Pesquisa do Estado do Amapá – CEPs  do Amapá.
No dia 05 de  julho, as atividades do Evento  ocorrerão no Iepa/Museu Sacaca, Auditório  Waldemiro Gomes, localizado na Avenida Feliciano Coelho n° 1509, Bairro Trem,  Macapá – AP,  nos horários de 8h às 12h e de 14h às 18h e serão  destinadas aos Diretores; Professores;  Orientadores de TCC (Graduação  e Pós graduação); e  Pesquisadores e Acadêmicos das Instituições de  Ensino e Pesquisa do  Amapá.                             
O objetivo do  Evento  é promover capacitação sobre Comitês de Ética em Pesquisa  envolvendo Seres Humanos e treinamento  sobre a operacionalização da  Plataforma Brasil  para elaboração e envio dos projetos de pesquisa.
Para a Presidente do CEP/Iepa,  Belmira Souza, “a realização de um Evento dessa natureza e com tal magnitude,  assumiu importância singular e gerou grande expectativa na comunidade estudiosa  do Estado, pois a pesquisa constitui o pilar de sustentação  para profissionais e acadêmicos na produção de conhecimentos e entender melhor  o desenvolvimento desse trabalho, será de grande relevância para a comunidade  científica do Estado e população em geral”,disse.
Segundo a  própria CONEP: “Todas as atividades desenvolvidas nos dois dias de evento terão  como foco principal os temas: Sistema Plataforma Brasil; Tramitação de Projeto  de Pesquisa e Ética em Pesquisa”. 
 
Comitês de  Éticas no Amapá
Existem  três sedes de Conselheiros de Comitês de Ética em Pesquisa envolvendo Seres  Humanos do Estado do Amapá, sediados em  Macapá – CEP/Iepa; CEP/Fac.  Estácio Seama; e  CEP/Unifap. 
Os  Comitês de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos  possuem  membros titulares e suplentes e funcionam com base na Lei nº 196/1996,  atualizada em 2012. Reunem-se uma vez por mês com  objetivo de  analisar e apresentar parecer sobre os projetos de pesquisa envolvendo seres  humanos enviados pelo Sistema Plataforma Brasil aos Comitês de Ética do Estado, sua  finalidade  maior  é salvaguardar, em cada projeto,   os  participantes das  pesquisas, seja de Graduação ou Pós-graduação  nos  diferentes  níveis de Especialização, Mestrado,  Doutorado ou Pós Doutorado,  das Instituições de Ensino Superior ou  qualquer outra Instituição de Pesquisa.
Angela  Andrade& Graça Viana Jucá/Iepa.

  
 Voltar