Iepa, Unifap e Estácio Seama realizam Capacitação em Comitês de Ética

Esta capacitação abordará a Pesquisa, envolvendo Seres Humanos e Operacionalização da Plataforma Brasil pela CONEP em Macapá.

O Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), em parceria com a Universidade Federal do Amapá (Unifap) e Faculdade Estácio Seama, realizam em Macapá, pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), Capacitação em Comitês de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos e Operacionalização da Plataforma Brasil.

O Evento acontecerá em dois dias, 04 e 05 de julho.  No dia 04 de julho, ocorrerá  na Unifap, sala do projeto Rute, Bloco L, localizado na Rodovia Jucelino Kubstchek Km 2, Bairro Zerão, Macapá – AP, no horário de 8h as 12h e 14h as 18h horas. As atividades desse dia serão destinadas apenas aos Conselheiros de todos os Comitês de Ética em Pesquisa do Estado do Amapá – CEPs do Amapá.

No dia 05 de julho, as atividades do Evento  ocorrerão no Iepa/Museu Sacaca, Auditório Waldemiro Gomes, localizado na Avenida Feliciano Coelho n° 1509, Bairro Trem, Macapá – AP,  nos horários de 8h às 12h e de 14h às 18h e serão destinadas aos Diretores; Professores;  Orientadores de TCC (Graduação e Pós graduação); e  Pesquisadores e Acadêmicos das Instituições de Ensino e Pesquisa do Amapá.

O objetivo do Evento  é promover capacitação sobre Comitês de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos e treinamento  sobre a operacionalização da Plataforma Brasil  para elaboração e envio dos projetos de pesquisa.

Para a Presidente do CEP/Iepa, Belmira Souza, “a realização de um Evento dessa natureza e com tal magnitude, assumiu importância singular e gerou grande expectativa na comunidade estudiosa do Estado, pois a pesquisa constitui o pilar de sustentação para profissionais e acadêmicos na produção de conhecimentos e entender melhor o desenvolvimento desse trabalho, será de grande relevância para a comunidade científica do Estado e população em geral”,disse.

Segundo a própria CONEP: “Todas as atividades desenvolvidas nos dois dias de evento terão como foco principal os temas: Sistema Plataforma Brasil; Tramitação de Projeto de Pesquisa e Ética em Pesquisa”.

Comitês de Éticas no Amapá

Existem três sedes de Conselheiros de Comitês de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos do Estado do Amapá, sediados em  Macapá – CEP/Iepa; CEP/Fac. Estácio Seama; e  CEP/Unifap.

Os Comitês de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos  possuem membros titulares e suplentes e funcionam com base na Lei nº 196/1996, atualizada em 2012. Reunem-se uma vez por mês com  objetivo de analisar e apresentar parecer sobre os projetos de pesquisa envolvendo seres humanos enviados pelo Sistema Plataforma Brasil aos Comitês de Ética do Estado, sua finalidade  maior  é salvaguardar, em cada projeto,   os participantes das  pesquisas, seja de Graduação ou Pós-graduação nos  diferentes  níveis de Especialização, Mestrado, Doutorado ou Pós Doutorado,  das Instituições de Ensino Superior ou qualquer outra Instituição de Pesquisa.

Angela Andrade& Graça Viana Jucá/Iepa.