facebook do iepa GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ    
  facebook do iepa twitter do iepa youtube do iepa instagran iepa

  Imprimir


Texto Normal Texto Grande Fundo Preto Fundo Pastel Fundo Padr?o

 

Museu Sacaca, um patrimônio dos amapaenses, novamente de portas abertas

 

O Centro de Pesquisas Museológicas – CPM/Museu Sacaca, do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá – IEPA, reinaugura nesta sexta feira, 03 de fevereiro de 2012, o novo Museu Sacaca, que ganhou novos espaços, proporcionando novidades para o desenvolvimento de ações museológicas e para o atendimento ao público.

Inaugurado há 20 anos, se tornou uma das maiores atrações turísticas por ser o único museu a céu aberto do Estado. Abrigou exposições, reproduções de casas típicas, espécies da fauna e flora da região. Em 2008, fecharam as portas e todas as atrações ficaram abandonadas. Tanto as instalações internas como as externas estavam em estado de degradação.

Os espaços que mais atraiam a atenção eram o sítio arqueológico, a casa dos ribeirinhos, as casas indígenas, casa da farinha e casa dos castanheiros, o monumento ao marabaixo e as praças das etnias e do Sacaca. O barco Regatão Índia do Brasil era o local mais procurado por retratar o ambiente do comércio ribeirinho. Ele volta agora como Regatão Milagres de Nossa Senhora, um barco exposição, trazendo os produtos que eram vendidos na época, e com uma grande novidade: ele, diferente do anterior, vai navegar no pequeno rio, dando a sensação aos visitantes dos caminhos da Amazônia.

A reforma iniciou no dia 04 de julho de 2011, numa parceria do Governo do Estado, através do IEPA com instituições privadas e com organizações da sociedade civil. Durante o período de reforma, foram realizadas a recuperação de pisos, paredes, instalação de sistema de drenagem da exposição a céu aberto, reforma e adaptação dos espaços técnicos, construção de um novo pórtico de entrada, a Praça do Sacaca e viveiro de plantas medicinais, passarelas, trilhas, maloca e bloco pedagógico, reforma da maloca multiuso, reforma dos banheiros para atendimento ao público reforma da praça das etnias, trilhas, decks de descanso e passarelas, reforma e revitalização da praça de alimentação,recuperação e identificação do acervo zoobotânico, revitalização da comunicação visual,  pintura geral dos espaços do museu, reconstrução e reestruturação das casas dos povos indígenas wajãpi e palikur, casa do caboclo ribeirinho, casa do castanheiro e casa de farinha, reconstrução e reestruturação o barco regatão.

Segundo o Governador do Estado do Amapá, Camilo Capiberibe "A reabertura do Museu é importante para o turismo com seus espaços de lazer  entretenimento, porque ele está diretamente ligado à nossa identidade".
Para o Diretor-Presidente do IEPA, Augusto Oliveira, “o Museu volta a ser um espaço para quem quer conhecer um pouco do nosso povo, nossa arquitetura, meio ambiente, cultura, história e ciência. Um espaço que nos permite conviver com a fauna e a flora, que está sendo reaberto em condições de excelência de recepção ao público".

Mônica Dias, Diretora do CPM, ressalta que a data escolhida para a reinauguração do Museu é uma forma que o governador encontrou de presentear a população amapaense no período em que comemoramos os 254 anos da cidade de Macapá. Afirma ainda, que “entre tantas conquistas da nova exposição, deve-se comemorar também a adequação estrutural e de comunicação que atenderão as pessoas com necessidades especiais, proporcionando placas em braile, passarelas para cadeirantes e monitoria capacitada em libras”.

A programação de reinauguração inicia-se às 08 horas, com o cerimonial de abertura no auditório Waldemiro Gomes seguida do cortejo cultural com performances artísticas pelos ambientes do Museu Sacaca. Às 15 horas apresentação de um Monólogo teatral do ator Giovane Coelho com texto de Fernando Canto, às 16 horas apresentação do espetáculo de Arte circense no auditório Waldemiro Gomes (ciranda de palhaços) e a partir das 19 horas, encerrando a programação com chave de ouro, teremos apresentações de shows com Juliele, Patrícia Bastos, Felipe Cordeiro, do estado do Pará e a participação especial do cantor Zé Miguel.

 

PROGRAMAÇÃO DE REINAUGURAÇÃO DO MUSEU SACAC

Data: 03 de Fevereiro de 2012.

MANHÃ
8h- Cerimonial de Abertura no Auditório Waldemiro Gomes
10h- Cortejo Artístico-Cultural pelos ambientes do Museu Sacaca

TARDE
15h- Monólogo teatral do ator Giovane Coelho com texto de Fernando Canto
16h- Arte circense na maloca multiuso (Espetáculo “Ciranda de Palhaços”)

NOITE - Shows de Encerramento (Palco Principal)
19h- Juliele
20h- Zé Miguel
21h- Patrícia Bastos
22h 30min- Felipe Cordeiro


 Voltar


 

 

 

 
 
 


IEPA - Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá
Av. Feliciano Coelho, 1509. Trem,CEP: 68.901-025 - Macapá - Amapá - Brasil
Fone: (96) 3212-5341 / 3212-5342 / 3212-5366
Site desenvolvido e hospedado pelo IEPA - 1991 - 2021