Equipe
   Atlas
   Cartas
   Eventos
   Links
  Cronograma do Projeto
   Imagens
   Vídeos
 



Texto Normal Texto Grande Fundo Preto Fundo Pastel Fundo Padr�o


SEMINÁRIO DO PROJETO CARTA SAO FZA

 

A demanda por fontes energéticas tem levado a crescente utilização de petróleo e gás, aumentando a demanda por exploração, refino, estocagem, transporte e transbordo de derivados de hidrocarbonetos, e os riscos de poluição do litoral e áreas marinhas adjacentes. O Brasil, ao ratificar as Convenções CLC/69, MARPOL 73/78 e OPRC/90, se comprometeu a estabelecer uma estrutura nacional de combate à poluição por óleo. A elaboração de Cartas de Sensibilidade Ambiental para Derramamento de Óleo (Cartas SAO), adotando como unidade cartográfica básica as bacias marítimas, faz parte desta estratégia.

A Bacia Marítima da Foz do Amazonas (BMFZA), situada ao longo da costa dos estados do Amapá e Pará, ocupa uma área de aproximadamente 460.000 km2, possui vários blocos que foram oferecidos em cinco rodadas de licitação pela ANP. A Bacia está localizada em uma das últimas fronteiras para exploração do petróleo e possui um potencial de poluição por óleo e derivados devido a presença de inúmeras hidrovias. Além disso, as condições ambientais naturais indicam que os impactos de um derramamento poderá estender-se ao longo da costa dos países vizinhos.

O projeto CARTAS SAO FZA foi resultado do esforço coletivo, onde várias instituições e colaboração mútua entre pesquisadores, técnicos e estudantes, realizaram o mapeamento do Índice de Sensibilidade Ambiental do Litotal (ISL) da BMFZA. A execução do projeto resultou na elaboração de 01 carta estratégica (escala 1:750.000), 10 cartas táticas (1:150.000) e 15 cartas operacionais (escala 1:25.000) e na estruturação de um Banco de Dados Geográfico (BDG), que articula informações sobre os habitats e a sensibilidade ambiental dos ecossistemas do litoral, dos recursos biológicos e das atividades humanas sob risco de derramamento de óleo. Informações sobre as fontes de poluição e a capacidade de resposta a emergências integram-se a esse banco de dados.

Diante da finalização das atividades do projeto, este seminário apresenta os resultados produzidos durante a sua execução, culminando com o lançamento do Atlas da BMFZA e do website que contém todas as informações das diferentes fases do projeto. No website os principais produtos disponibilizados são o Atlas e o Banco de Dados Geográfico, deixando aberto a diferentes segmentos da sociedade um rico material de consulta e de trabalho.



 Baixar Folder 16M

 Baixar Folder 800KB

 Cartaz 4M






© Copyright 2017, © Todos os direitos reservados ao Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá - IEPA. Desenvolvido pelas Núcleo de Informação em Mídia Eletrônica e Publicação Científica/NUID/IEPA. WebMaster: webadmin@iepa.ap.gov.br
Núcleo de Pesquisas Aquáticas - NUPAq