Equipe
   Atlas
   Cartas
   Eventos
   Links
  Cronograma do Projeto
   Imagens
   Vídeos
 



Texto Normal Texto Grande Fundo Preto Fundo Pastel Fundo Padr�o


IEPA REALIZA II Workshop das Carta SAO FZA

 

O Instituto de Pesquisas Cientificas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), através do Centro de Pesquisas Aquáticas – CPAq realiza nos dias 10 e 11 de dezembro, no horário de 08h às 12h, no Auditório Waldemiro Gomes, no Museu Sacaca, o II Workshop do Projeto Mapeamento e Elaboração de cartas de sensibilidade ambiental para derramamento de óleo (cartas SAO) para a Bacia da Foz do Amazonas – Cartas SAO FZA.

O Projeto foi aprovado junto ao Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq), com recursos do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e tem a Coordenação Geral do IEPA, na pessoa da pesquisadora do Centro de Pesquisas Aquáticas (CPAq) Valdenira Ferreira dos Santos. Participam ainda da Coordenação, Amilcar Carvalho Mendes, do Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG), que é responsável pelo controle do Índice de Sensibilidade do Litoral (ISL) e realiza as Cartas Operacionais e a Universidade Federal do Pará (UFPA), que conta com a contribuição fundamental (in memorian) do trabalho da pesquisadora Odete Fatima Machado da Silveira. 

O projeto, desenvolvido em parceria com diversas instituições dos Estados do Amapá e Pará, tem como objetivo identificar e mapear a localização de áreas e recursos biológicos, de atividades econômicas sensíveis ao derramamento de óleo, na Bacia Marítima da Foz do Amazonas, bem como a capacidade instalada de resposta a emergências, visando reduzir as consequências ambientais de vazamento de óleo, além de tornar eficientes os esforços de contenção e limpeza/remoção. Para melhor evidenciar e atingir o objetivo proposto foi realizada uma cartografia da Bacia da Foz do Amazonas. A operacionalização do projeto serve de importante subsídio nas tomadas de decisão, em vários níveis, especialmente no caso de acidente.

O II Workshop do Projeto Mapeamento e Elaboração de cartas de sensibilidade ambiental para derramamento de óleo (cartas SAO) para a Bacia da Foz do Amazonas – Cartas SAO FZA, que acontece nos dias 10 e 11 de dezembro, no Auditório Waldemiro Gomes, Museu Sacaca, além de apresentar os resultados obtidos na segunda fase, que envolveu as cartas preliminares de sensibilidade ambiental ao derramamento de óleo, vai esclarecer às instituições estaduais, autoridades, comunidade acadêmica, estudantes e à comunidade em geral, através das informações apresentadas pelos palestrantes, os produtos que serão agregados à execução do projeto, bem como os benefícios que atingirão as populações que desenvolvem atividades econômicas ao longo da região costeira e marinha da Bacia Marítima da Foz do Amazonas.

Instituições que integram a estrutura estadual dos Estados do Amapá e Pará terão, com os resultados do projeto, os subsídios necessários às atividades de planejamento, desenvolvimento e elaboração de estratégias que permitam o desenvolvimento equilibrado dos ambientes costeiros da região.

 Baixar Folder

Graça Viana Jucá/Iepa.



© Copyright 2017, © Todos os direitos reservados ao Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá - IEPA. Desenvolvido pelas Núcleo de Informação em Mídia Eletrônica e Publicação Científica/NUID/IEPA. WebMaster: webadmin@iepa.ap.gov.br
Núcleo de Pesquisas Aquáticas - NUPAq