Equipe
   Atlas
   Cartas
   Eventos
   Links
  Cronograma do Projeto
   Imagens
   Vídeos
 



Texto Normal Texto Grande Fundo Preto Fundo Pastel Fundo Padr�o


CARTAS OPERACIONAIS

 

As Cartas SAO operacionais  destinam-se ao planejamento de contingência em nível local e a orientar a implementação de ações de resposta a incidentes de poluição por óleo em pontos específicos da costa. Referem-se, portanto, a derramamentos localizados, devem ser elaboradas em grandes escalas, representando com elevado grau de detalhe os locais de alto risco/sensibilidade existentes na área mapeada. Na BMFZA foram elaboradas Cartas SAO, em escala operacional, para as orlas de Macapá (AP) e Santana (AP), Belém (PA) e Vila do Conde (PA).

As 15 Cartas operacionais de sensibilidade ambiental ao óleo para a BMFZA foram elaboradas em escala de 1:25.000, de acordo com as Especificações e Normas Técnicas para a Elaboração de Cartas SAO e o Plano Cartográfico para o Mapeamento de Sensibilidade Ambiental ao Óleo da Zona Costeira e Marinha. As Cartas operacionais contemplam a classificação detalhada dos índices de sensibilidade do litoral, conforme apresentado na metodologia do Atlas.

As principais informações relacionadas à sensibilidade ambiental ao óleo da região mapeada encontradas nas Cartas SAO em escala operacional são:

Box batimetria;  parâmetros de circulação costeira, direção predominante do transporte litorâneo; indicação da amplitude de maré no local mapeado; contorno da linha de costa; unidades de conservação costeiras e marinhas, com seus nomes, classificação e limites, quando disponível; sítios históricos, reservas indígenas e quilombos localizados na área cartografada; recursos biológicos sensíveis (foram considerados os recursos existentes na área da carta tática); áreas com aspectos biológicos relevantes (áreas de desova, endemismo e outros fenômenos biológicos especiais); atividades socioeconômicas que podem ser afetados por derramamentos de óleo ou pelas ações de resposta a incidentes de poluição por petróleo e derivados; informações relevantes para a resposta a incidentes de poluição por óleo como: estradas de acesso à costa, aeroportos, portos e atracadouros, rampas para embarcações, instalações militares que possam prover apoio logístico às operações de combate a derramamento de petróleo e derivados; terminais petrolíferos e outras instalações da indústria de petróleo. Os principais recursos socioeconômicos e as informações sobre poluição e resposta plotados em cada carta tática possuem um código único por carta, associado a uma listagem, que pode ser consultada nas páginas finais do Atlas. Recursos que ocorrem em área de superposição de carta possuem numeração sequencial para cada carta. No banco de dados, porém, além dos recursos numerados plotados nas cartas táticas, estão todos estes recursos dentro da area da carta estratégica.

As unidades de conservação, terras indígenas e quilombos são representados em box em cada carta tática e dentro da carta o centróide está representado pelo ícone associado ao recurso.
As áreas de pesca artesanal e industrial encontram-se com representações diferenciadas.

Estas cartas encontram-se em formato original A3 dentro do Atlas nas página 59 a 73.

Baixar Cartas SAO operacionais 57M



© Copyright 2017, © Todos os direitos reservados ao Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá - IEPA. Desenvolvido pelas Núcleo de Informação em Mídia Eletrônica e Publicação Científica/NUID/IEPA. WebMaster: webadmin@iepa.ap.gov.br
Núcleo de Pesquisas Aquáticas - NUPAq