facebook do iepa GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ    
  facebook do iepa twitter do iepa youtube do iepa instagran iepa webmail

  Imprimir


Texto Normal Texto Grande Fundo Preto Fundo Pastel Fundo Padr?o

                  

 

Iepa inicia exposição itinerante de arqueologia
pela região do Pacuí

 

Exposição revela um pouco da história do Amapá ao longo de seis mil anos e será levada para outros municípios do Estado.

 

Mostrar à sociedade um pouco da história do Amapá, ao longo de seis mil anos. Esse é o objetivo da exposição “A arqueologia sob nossos pés - conhecendo o patrimônio de nosso Estado”, do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), que vai percorrer vários municípios amapaenses. A primeira comunidade a receber a mostra será Santa Luzia do Pacuí, na zona rural de Macapá, entre os dias 4 e 6 de abril.

A exposição faz parte do Programa de Educação Patrimonial do Iepa. De acordo com o diretor do órgão, Jorge Souza, é uma forma de compartilhar com a sociedade os resultados de pesquisas realizadas pelo Instituto e que contam um pouco da história do povo tucuju. “A exposição tem como objetivo proporcionar ao público o contato com os diferentes objetos encontrados em sítios arqueológicos, mostrando a riqueza cultural do Amapá”, completou Souza.


De acordo com Lúcio Costa, gerente do Núcleo de Pesquisa Arqueológica (NuPArq) do Iepa, o trabalho das escavações e outras pesquisas realizadas em várias regiões do Estado revelam a origem da cultura amapaense. “A arqueologia do Iepa tem estudado a história de muitos povos que viveram nesta região. Essas pesquisas mostram um passado que reúne histórias vividas por diferentes grupos indígenas, povos europeus e africanos, mistura que resultou em um Estado com grande diversidade cultural”, revelou Costa.


A exposição ficará em cartaz entre os dias 4 e 6 de abril, das 9h às 17h, na Escola Estadual Júlio Gonçalves da Costa, depois, percorrerá a comunidade de Santo Antônio da Pedreira, os municípios de Itaubal, Porto Grande, Ferreira Gomes, Oiapoque e várias escolas da cidade de Macapá.

 

Claudio Rogério
Colaboradores: Lúcio Costa




CNPQ   EMBRAPA        

 

 

 

 
 
 


IEPA - Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá
Av. Feliciano Coelho, 1509. Trem, CEP: 68.901-025 - Macapá - Amapá - Brasil
Fone: (96) 3212-5341 / 3212-5342 / 3212-5366
Site desenvolvido e hospedado pelo IEPA - 1991 - 2021