twitter videos flickr   mapa contato   Mudar cor    idiomaingles  

  Imprimir


Texto Normal Texto Grande Fundo Preto Fundo Pastel Fundo Padr?o

                  

 

Governo lança campanha para incentivar visitação e valorização do Museu Sacaca

 

A campanha “Vem pro museu. Valorize, que é nosso” será lançada na próxima quinta-feira, 22, com programação que prossegue até 23 de março.

 

O Governo do Amapá quer estimular o aumento das visitações no Museu Sacaca. Para isto, vai lançar uma campanha, que visa incentivar os amapaenses a valorizarem o monumento, símbolo da cultura do povo amazônida.

Denominada “Vem pro museu. Valorize, que é nosso”, a iniciativa será lançada nesta quinta-feira, 22, no próprio museu. A campanha possui uma vasta programação, que prosseguirá até a sexta-feira, 23, com visitas monitoradas, inauguração do Memorial Sacaca, visitações de alunos de escolas estaduais, apresentações culturais e artísticas, entre outros.


O museu

O Museu Sacaca é gerido pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa). Foi criado com o objetivo de disseminar e valorizar a cultura dos povos da Amazônia, através de espaços que demonstram e representam suas relações com o meio natural, o modo de vida dos ribeirinhos, índios, caboclos e quilombolas. 

Sua estrutura física contempla 20 mil metros quadrados, e foi concebida para ser um espaço de histórias vivas, de forma a promover ações museológicas de pesquisa, preservação e comunicação, conservação do patrimônio global, desenvolvimento sustentável humano e do patrimônio cultural do Amapá.


Investimento

Para atrair cada vez mais o público, oferecer conforto aos visitantes e disseminar a importância deste patrimônio amapaense, o governo realiza trabalhos de revitalização em vários ambientes do museu.

Passarelas são construídas e reformadas; o auditório Waldemiro Gomes passa por ambientação e higienização; a Praça de Alimentação está recebendo nova cobertura; o barco “O Regatão” está sendo revitalizado; o bloco pedagógico foi reativado; novas casas de índios construídas e o Memorial Sacaca será inaugurado.


Programação

Quinta-feira, 22

9h – Visita monitorada com a presença do governador Waldez Góes, do diretor-presidente do Iepa, Jorge Souza, empresários, autoridades e jornalistas;

9h20 - Inauguração do Memorial Sacaca;

10h - Café da manhã para os convidados;


Sexta-feira, 23

9h às 12h -  Visitação de alunos de escolas públicas ao museu;

 9h às 12h - Apresentações de grupos de marabaixo, batuque, toada, capoeira, dança indígena, contação de histórias e poesias, pinturas e palestras;

14h às 18h – Visitação de alunos de escolas públicas ao museu;

14h às 18h - Apresentações de grupos de marabaixo, batuque, toada, capoeira, dança indígena, contação de histórias e poesias, pinturas e palestras;

18h30 – Show de cantores locais.

Cartaz





IEPA - Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá
Av. Feliciano Coelho, 1509. Trem,
CEP: 68.901-025 - Macapá - Amapá - Brasil
Fone: (96) 3212-5341 / 3212-5342 / 3212-5366
Site desenvolvido e hospedado pelo IEPA

Amap?