twitter videos flickr   mapa contato   Mudar cor    idiomaingles  

  Imprimir


Texto Normal Texto Grande Fundo Preto Fundo Pastel Fundo Padr?o

                  


Larvicida testado no Amapá pode combater a proliferação do Aedes aegypti
Primeiros testes apresentaram grande eficácia e durabilidade de
até 6 meses em um único recipiente

 

O Governo do Estado através do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas-Iepa em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro está realizando em três regiões do país: Norte, Nordeste e Sudeste uma avaliação de um Inceticida que atua sobre o inseto de forma análoga ao hormônio juvenil, inibindo o desenvolvimento das características adultas do inseto mantendo-o com aspecto "imaturo" (ninfa ou larva). Portanto, em campo se verifica o efeito de prolongação do tempo que o vetor se mantém como larva que pode chegar até 20 dias. Esse produto tem pouco efeito sobre mortalidade de larvas, sendo seu efeito de mortalidade verificado em pupas e na inibição de emergência do adulto.

 

Em testes realizado no ano de 2017 nas dependências do laboratório de entomologia médica do IEPA, o efeito residual do produto chegou a ultrapassar seis meses no controle de larvas de Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como Dengue, Zica e Chikungunya.

 

"Nesta nova etapa do estudo estaremos avaliando o efeito do Inceticida em caixas d’água de 1.000, 500 e 250 litros, simulando o que encontramos nas residências do nosso Estado", explica o Pesquisador Dr Allan Kardec, coordenador da pesquisa. Para tal foi construída nas dependências do laboratório de entomologia médica do IEPA uma área de testes, nos dias 22 e 23 de novembro o IEPA recebeu a visita dos pesquisadores da empresa Internacional produtora do hormônio juvenil. Os testes seguem com todos os parâmetros de segurança exigidos pela Organização Mundial de Saúde- OMS.

 





IEPA - Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá
Av. Feliciano Coelho, 1509. Trem,
CEP: 68.901-025 - Macapá - Amapá - Brasil
Fone: (96) 3212-5341 / 3212-5342 / 3212-5366
Site desenvolvido e hospedado pelo IEPA

Amap?