facebook do iepa GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ    
  facebook do iepa twitter do iepa youtube do iepa instagran iepa webmail

  Imprimir


Texto Normal Texto Grande Fundo Preto Fundo Pastel Fundo Padr?o

                  

 

Projeto Cartas Sao estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do
Estado do Amapá - IEPA

 

O Governo do Estado do Amapá por meio do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá – IEPA lança junto outras instituições estudo sobre Cartas de Sensibilidade Ambiental para Derramamento de Óleo (Cartas SAO), onde foi realizado o mapeamento do Índice de Sensibilidade Ambiental do Litoral (ISL) da Bacia Marítima da Foz do Amazonas (BMFZA). Com informações sobre os ecossistemas do litoral, dos recursos biológicos e das atividades humanas sob risco de derramamento de óleo, houve necessidade de conhecimento da sensibilidade dos ambientes costeiros e marinhos ao derramamento de óleo e derivados.

O projeto Cartas SAO foi financiado pelo Ministério do Meio Ambiente e CNPq sendo coordenado pela pesquisadora do Iepa, Dra. Valdenira Ferreira dos Santos, com a participação de mais de 100 pesquisadores e técnicos de várias instituições do Brasil. No Estado do Pará os estudos foram coordenados pelo Museu Paraense Emílio Goeldi.

Assim o principal beneficiário deste projeto é a população que desenvolve suas atividades econômicas ao longo da região costeira e marinha da Bacia Marítima da Foz do Amazonas, uma vez que as cartas SAO serão utilizadas para apoiar o planejamento e as decisões a serem tomadas dentro em um provável cenário de derramamento de óleo.

O projeto Cartas SAO será apresentado durante seminário onde os resultados produzidos durante a sua execução serão mostrados, culminando com o lançamento do Atlas da BMFZA e do website que contém todas as informações das diferentes fases do projeto que se realizará 02/08/2017 QUARTA-FEIRA às 08h00 no MUSEU SACACA - MACAPÁ-AP e no dia 03/08/2017 QUINTA-FEIRA AUDITÓRIO DO PARQUE ZOOBOTANICO DO MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI.

 


Serviço de Imprensa IEPA:

Joanice Souza Mendes
jojosouzamendes@gmail.com | tel :(96) 99177-6434




CNPQ   EMBRAPA        

 

 

 

 
 
 


IEPA - Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá
Av. Feliciano Coelho, 1509. Trem, CEP: 68.901-025 - Macapá - Amapá - Brasil
Fone: (96) 3212-5341 / 3212-5342 / 3212-5366
Site desenvolvido e hospedado pelo IEPA - 1991 - 2021