facebook do iepa GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ    
  facebook do iepa twitter do iepa youtube do iepa instagran iepa webmail

  Imprimir


Texto Normal Texto Grande Fundo Preto Fundo Pastel Fundo Padr?o

                  

 


ZONEAMENTO SOCIOAMBIENTAL DO CERRADO:

Ferramenta de planejamento e gestão pública do território do Amapá

 

 

Em reunião no Palácio do Setentrião na data de 14/07/2016 foi formalizada a entrega do Zoneamento Socioambiental do Cerrado para o governo do Estado.

 

O presente estudo, elaborado pelo IEPA em parceria com a Embrapa, dentre outros aspectos, apresenta uma nova cartografia para o cerrado amapaense centrada na divisão e subdivisão do território em zonas e subzonas territoriais abstraídas de análises e interpretações das dinâmicas de uso e conservação e das limitações e potencialidades naturais e socioeconômicas do citado bioma de aproximadamente 890.000 hectares.

 

Referido acontecimento, numa dimensão restrita oficializa o recebimento de um estudo de grandes proporções técnicas que se apresenta como instrumento de políticas públicas voltadas para o ordenamento das práticas de uso dos recursos naturais, valorização social e sustentabilidade ambiental. Já numa dimensão mais ampliada o que se depreende desse acontecimento oficial é o caráter de um compromisso para com a condição estratégica do cerrado visando o desenvolvimento integral do Estado.

 

Nesse sentido, o poder público passa a dispor de um instrumento técnico de grande alcance que poderá ser mobilizado para a indução de ações que maximizem as oportunidades da geração de renda e trabalho para a população e para o estabelecimento de estratégias aglutinadoras das relações setoriais que contribuam para a melhoria de vida das populações que compartilham o uso e ocupação do cerrado.

 

 




CNPQ   EMBRAPA        

 

 

 

 
 
 


IEPA - Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá
Av. Feliciano Coelho, 1509. Trem, CEP: 68.901-025 - Macapá - Amapá - Brasil
Fone: (96) 3212-5341 / 3212-5342 / 3212-5366
Site desenvolvido e hospedado pelo IEPA - 1991 - 2021