facebook do iepa GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ    
  facebook do iepa twitter do iepa youtube do iepa instagran iepa webmail

  Imprimir


Texto Normal Texto Grande Fundo Preto Fundo Pastel Fundo Padr?o

                  

 

 

Arqueólogos do IEPA realizam Programa de Resgate Arqueológico e Educação Patrimonial em Ferreira Gomes e Porto Grande

 

 

As pesquisas realizadas pelo Núcleo de Pesquisa Arqueológica (NUPArq) nos municípios de Porto Grande e Ferreira Gomes são parte de um Programa de Resgate Arqueológico e Educação Patrimonial, uma das exigências legais para a construção de quaisquer obras causadoras de impacto ambiental, como no caso da construção de hidrelétricas. No Amapá, este tipo de pesquisa tem sido responsável pela identificação de inúmeros sítios arqueológicos, como o imenso patrimônio arqueológico da região do rio Araguari.

 

Essas investigações foram iniciadas em 2006, quando foi elaborado um primeiro estudo sobre a arqueologia da região. Já em 2014, a partir das pesquisas realizadas pelo Instituto de Pesquisas Cientificas e Tecnológicas do Estado do Amapá – IEPA foram identificados trinta e dois (32) sítios arqueológicos no canteiro de obras, reservatório da barragem e em outras áreas de influência direta da construção das hidrelétricas no rio Araguari.

 

As pesquisas arqueológicas da equipe do NuPArq foram realizadas em etapas, sempre buscando o constante diálogo com as comunidades no entorno dos locais onde foram identificados sítios arqueológicos, com atividades em escolas, associações, com colaboradores da empresa e público em geral. Essas ações compõem um amplo programa de Educação Patrimonial, desenvolvido em diferentes modalidades, como: visitas às escavações, oficinas, atividades educacionais, exposições e palestras.

 

Para Lúcio Costa Leite, arqueólogo do NuPArq/IEPA, “As atividades são um momento de compartilhar as informações sobre as atividades arqueológicas, prestando informações sobre as marcas da presença humana encontradas em muitas partes do rio Araguari.”

 

Joanice Souza
Assessora de Comunicação Iepa - jojosouzamendes@gmail.com




CNPQ   EMBRAPA        

 

 

 

 
 
 


IEPA - Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá
Av. Feliciano Coelho, 1509. Trem, CEP: 68.901-025 - Macapá - Amapá - Brasil
Fone: (96) 3212-5341 / 3212-5342 / 3212-5366
Site desenvolvido e hospedado pelo IEPA - 1991 - 2021