Nova espécie de lagarto descoberta no Amapá

Um estudo desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA) e do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) culminou na descoberta e descrição de uma nova espécie de lagarto para o estado do Amapá e para a Amazônia. A nova espécie, endêmica do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, recebeu o nome de Bachia remota devido ao isolamento e dificuldade de se chegar ao seu local de coleta (área bastante remota).

Esta nova espécie de lagarto apresenta suas patas bastante reduzidas e dedos vestigiais, se assemelhando bastante as serpentes (possui formato serpentiforme). Esta característica confere ao animal a capacidade de viver abaixo do nível do folhiço na floresta, sendo considerado semi-fossorial (animais que vivem a vida toda ou parte dela em baixo da terra).

O único exemplar conhecido de Bachia remota, portanto até o momento sendo considerada como uma espécie rara foi coletada por Jucivaldo Dias Lima (IEPA) e sua equipe no ano de 2005 e permaneceu por quase uma década como espécie indeterminada na coleção científica do IEPA. Apesar da suspeita inicial do exemplar se tratar de uma nova espécie, a confirmação só veio em 2014 quando o pesquisador Marco Antônio Ribeiro Júnior (ex-aluno de doutorado do MPEG) comparou suas características com as outras espécies já conhecidas deste grupo. Após minuciosas comparações, Bachia remota se consolidou como uma espécie até então desconhecida pela ciência. Segundo Jucivaldo “Nossa diversidade de espécies continua subestimada precisamos conhecê-las melhor para podermos protegê-las”.

Na preparação do manuscrito para publicação, Marco Antônio e Jucivaldo contaram ainda com a ajuda de Marcélia Basto da Silva (aluna do MPEG) na confecção das pranchas com as imagens do exemplar e mapa. A descoberta foi reconhecida e publicada em revista científica internacional da área ( A Herpetologica). A descoberta de Bachia remota evidencia o quanto nós ainda não conhecemos a biodiversidade do Estado do Amapá, da Amazônia e da América do Sul, e reforça que pesquisas no Estado, assim como em toda a Amazônia, sejam sempre incentivadas de modo a possibilitar que a lacuna de conhecimento sobre a diversidade amazônica diminua mais e mais a cada ano que passe.

pdf  Baixa Artigo - A New Species of Bachia Gray 1845 (Squamata: Gymnophthalmidae) from the Eastern Guiana Shield

Joanice Souza
Assessora de Comunicação Iepa - jojosouzamendes@gmail.com