facebook do iepa GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ    
  facebook do iepa twitter do iepa youtube do iepa instagran iepa webmail


  Imprimir


Texto Normal Texto Grande Fundo Preto Fundo Padr?o



Pesquisadores do Amapá e da França apresentam resultados de pesquisas na Baía de Oiapoque

 


O Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa) promoveu nesta terça-feira, 30, no auditório do Museu Sacaca, um seminário internacional com pesquisadores franceses. O tema foi o projeto "OYABAY - A Baía do Oiapoque: dinâmica estuarina e recursos pesqueiros".


A finalidade do evento foi apresentar os resultados das pesquisas científicas preliminares, realizadas através de parcerias internacionais na fronteira entre o Amapá e a Guiana Francesa. Esse projeto foi organizado pelas pesquisadoras do Iepa, Valdenira Ferreira dos Santos - doutora em Geologia e Geofísica Marinha - e Laysa de Oliveira Santana - mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos.


O evento contou com a presença dos representantes da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), Agência de Pesca do Amapá (Pescap) e a participação dos diretores do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas da França (CNRS) Annaïg le Guen, Antoine Gardel e Vincent Vantrepotre. O CNRS foi o principal parceiro do Iepa nesse projeto de pesquisa.


A programação começou com a apresentação do projeto OYABAY, pelo francês Antoine Gardel e pela pesquisadora do Iepa, Valdenira Santos. Os principais assuntos abordados foram: o contexto geral do estuário do Oiapoque, manguezais e recursos pesqueiros.


O projeto OYABAY tem o objetivo de estabelecer um ponto de partida para o estudo da dinâmica costeira da região e suas repercussões sobre os recursos costeiros.


A pesquisadora do Iepa, Valdenira Ferreira dos Santos, enfatiza a importância da parceria com a Guiana Francesa, tendo em vista que é neste órgão governamental da França que se concentram pesquisadores especializados que trabalham na área costeira.

 

Baía do Oiapoque


A Baía do Oiapoque, no estuário do rio de mesmo nome, fica entre o Cabo Orange e a Ponta Béhague. Apesar da importância da região para os recursos pesqueiros e recentemente para a indústria petrolífera, poucos estudos foram realizados neste setor costeiro, tanto do lado da Guiana Francesa, quanto do lado do Brasil.


A pesquisadora do Iepa, Laysa de Oliveira Santana, disse que os pesquisadores fizeram uma abordagem preliminar para tentar conhecer um pouco sobre o estuário, os meios físicos da hidrodinâmica e da vegetação. O trabalho teve o objetivo de levantar dados preliminares sobre a Baía do Oiapoque.


O seminário serviu para mostrar os primeiros dados obtidos e possivelmente gerar uma cooperação futura para a continuidade dos estudos na área do Oiapoque.

 

Daniella Dias
Assessora de Comunicação Iepa




CNPQ   EMBRAPA        

 

 

 

 
 
 


IEPA - Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá
Av. Feliciano Coelho, 1509. Trem, CEP: 68.901-025 - Macapá - Amapá - Brasil
Fone: (96) 3212-5341 / 3212-5342 / 3212-5366
Site desenvolvido e hospedado pelo IEPA - 1991 - 2021