Texto Normal Texto Grande Fundo Preto Fundo Padr?o

Pesquisadores do Iepa realizam manutenção das estações hidrológicas no Estado para melhorar a previsão do tempo

Pesquisadores e técnicos do Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis – NHMET, do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá – IEPA realizarão no período de 04 a 08 de junho de 2015, a manutenção e substituição de equipamentos que compõem as Plataformas de Coletas de Dados (PCDs) que monitoram as chuvas e o nível dos rios nos Municípios de Laranjal do Jari e Serra do Navio. Entre 16 e 22 de junho, os técnicos do IEPA realizarão a manutenção da estação localizada no Município de Oiapoque (Estirão do Cricou) que está apresentando falhas de transmissão de dados sobre os níveis dos rios e quantidade de chuvas.

O funcionamento adequado de mais essas 3 estações possibilitará que os boletins tenham uma maior eficiência nas previsões meteorológicas, alertas de desastres naturais como enchentes, alagamentos, desmoronamentos de terras causados pelas fortes chuvas, entre outros.

Além da equipe do IEPA constituída pelo Meteorologista Mestre Jefferson Vilhena e o Tecnólogo Gilvan Oliveira acompanharão os trabalhos membros da Defesa Civil Cabo Marlon Oliveira e Soldado Camila Araújo, servidores da CPRM Manoel Araújo e David, bem como soldados do Batalhão do Exército de Oiapoque.

Novas campanhas para instalação de PCDs serão realizadas durante o período menos chuvoso no Estado, a fim de aumentar os pontos de coleta de dados. Atualmente, além das estações meteorológicas de Oiapoque, Tartarugalzinho, Porto Grande e Macapá, que são de responsabilidade do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o IEPA em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), Defesa Civil Estadual, Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) e Agência Nacional de Águas (ANA) possuem seis (6) pontos de coletas de chuva e nível dos rios, localizadas em Macapá, Serra do Navio, Porto Grande (Comunidade de Capivara), Oiapoque (Rios Cassiporé e Cricou) e Laranjal do Jari. O objetivo da equipe é estabelecer até o final do ano de 2015 dez (10) pontos de coleta de dados no Estado do Amapá.

Daniella Dias
Assessora de Comunicação Iepa