facebook do iepa GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ    
  facebook do iepa twitter do iepa youtube do iepa instagran iepa webmail

  Imprimir


Texto Normal Texto Grande Fundo Preto Fundo Pastel Fundo Padr?o


ABERTURA DA 13ª SEMANA DE MUSEUS
NO MUSEU SACACA



O Instituto de Pesquisas Científica e Tecnológicas do Estado do Amapá – IEPA, através da Coordenadoria de Difusão Cientifica e Tecnológica - Museu Sacaca, estará realizando uma programação referente à Semana Nacional de Museus, uma temporada cultural que acontece anualmente em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18/05). A mesma acontecerá de 19 a 24 de maio de 2015. O tema escolhido pelo Conselho Internacional de Museu – ICOM foi "museus para uma sociedade sustentável".

A 13ª semana de Museus, no Museu Sacaca, terá sua abertura oficial no dia 19, às 14h30min. Os objetivos dessa programação serão estimular a visitação ao museu com mais freqüência, tentar interagi-lo com a sociedade amapaense e divulgar a diversidade cultural contida nesse patrimônio histórico através da dinamicidade que será das exposições a Céu Aberto e fotográficas, palestras científicas, ações educativas, oficinas, planetário móvel, contação de historias, roda ciranda e visita monitorada, as quais foram planejadas para serem desenvolvidas no decorrer de toda a programação.

 

UM BREVE HISTÓRICO SOBRE O MUSEU SACACA

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Museu Sacaca (oficialmente, Núcleo de Pesquisas Museológicas Museu Sacaca) é uma instituição cultural e científica localizada na cidade de Macapá, capital do estado brasileiro do Amapá. É subordinado ao Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA), órgão público responsável por fomentar e divulgar a produção científica e tecnológica local. Está sediado em uma extensa área de aproximadamente 21 mil metros quadrados, no bairro do Trem.

Inaugurado em 1997, o museu tem por objetivo promover ações museológicas de pesquisa, preservação e comunicação, abrangendo o saber científico e o saber popular dos povos amazônicos, além de divulgar as pesquisas realizadas pelo IEPA, por meio de exposições e atividades didáticas. Tem como destaque maior o circuito expositivo a céu aberto, construído com a participação das comunidades indígenas, ribeirinhas, extrativistas e produtoras de farinha do estado.


ATIVIDADES PARA A 13ª SEMANA DE MUSEUS NO MUSEU SACACA

TEMA: MUSEUS PARA UMA CIDADE SUSTENTÁVEL

Período: 19 a 24 de maio de2015.

      

     

  1 



Daniella Dias
Assessora de Comunicação Iepa




CNPQ   EMBRAPA        

 

 

 

 
 
 


IEPA - Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá
Av. Feliciano Coelho, 1509. Trem, CEP: 68.901-025 - Macapá - Amapá - Brasil
Fone: (96) 3212-5341 / 3212-5342 / 3212-5366
Site desenvolvido e hospedado pelo IEPA - 1991 - 2021