facebook do iepa GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ    
  facebook do iepa twitter do iepa youtube do iepa instagran iepa webmail


  Imprimir


                                                                                                                Texto Normal Texto Grande Fundo Preto Fundo Padr?o



IEPA comemora 10 anos do setor de
pesquisa arqueológica


Na próxima quinta-feira, dia 10, o IEPA celebra os 10 anos da implantação do setor de pesquisa arqueológica na instituição. A comemoração acontece ao longo do dia no auditório Waldomiro Gomes (Museu Sacaca/ IEPA) e vai contar com debates, apresentações e projeção de filmes, todos relacionados com a atuação do IEPA na pesquisa arqueológica. Ao final da tarde, será feita uma confraternização na Praça de Alimentação do Museu Sacaca.


As pesquisas realizadas pela equipe do IEPA ao longo destes 10 anos transformaram o panorama da arqueologia na região, revelando uma série de novos sítios arqueológicos e promovendo a aproximação da sociedade amapaense com seu patrimônio arqueológico. Entre as pesquisas realizadas, o caso do chamado Stonehenge do Amapá, em Calçoene, é certamente o de maior impacto. Este é um sítio construído por populações indígenas há cerca de mil anos, formado por grandes blocos de granito, alguns com alinhamentos astronômicos. O local foi usado pelos indígenas para celebração de rituais, inclusive funerários, e contém uma importante coleção de peças cerâmicas decoradas.


As pesquisas iniciadas em 2005 promoveram uma ampla divulgação deste sítio arqueológico, que figurou em páginas dos maiores jornais do mundo. Para debater os desafios não apenas da pesquisa, mas também da gestão e da socialização deste importante patrimônio arqueológico, será realizada uma mesa-redonda. Além da equipe do IEPA, participarão do debate a atual presidente da Sociedade de Arqueologia Brasileira (Dra. Marcia Bezerra/ UFPA), a Superintendente do IPHAN/AP (Sra. Juliana Morilhas Silvani) e gestores de órgãos públicos, além do público que estiver presente.


O evento vai contar ainda com a projeção de dois filmes produzidos recentemente, que tratam de arqueologia no Amapá e a percepção das pessoas sobre os sítios, além de apresentações de resultados das pesquisas em andamento no Núcleo de Pesquisa Arqueológica do IEPA. 
Venha participar conosco!

 

DADOS BÁSICOS:
O quê: 10 anos de Arqueologia no IEPA
Quando: 10 de Dezembro, 9h-17h30: debates, filmes e apresentações| 18h Confraternização
Onde: Auditório Waldemiro Gomes (Museu Sacaca)
Contato para mídia: Mariana Cabral – 98805 2994


CNPQ   EMBRAPA        

 

 

 

 
 
 


IEPA - Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá
Av. Feliciano Coelho, 1509. Trem, CEP: 68.901-025 - Macapá - Amapá - Brasil
Fone: (96) 3212-5341 / 3212-5342 / 3212-5366
Site desenvolvido e hospedado pelo IEPA - 1991 - 2021