facebook do iepa GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ    
  facebook do iepa twitter do iepa youtube do iepa instagran iepa webmail


  Imprimir


                                                                                                                Texto Normal Texto Grande Fundo Preto Fundo Padr?o



Iepa realiza palestras sobre clonagem
vegetal para estudantes

 

 

“Biotecnologia na vida moderna” foi o tema com que o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa) contribuiu com feiras cientificas realizadas por duas escolas de Macapá, sendo uma pública e outra particular, no último fim de semana. Os eventos tiveram suporte dos pesquisadores do Núcleo de Biotecnologia Vegetal do instituto, que ministraram palestras e apresentaram as estruturas do laboratório de clonagem vegetal.

 

Os estudantes puderam conhecer todo funcionamento do laboratório, desde a seleção da planta matriz que dará origem aos clones, passando pelo desenvolvimento assistido, até a aclimatização no viveiro.

 

“Os pesquisadores Renan Guimarães e Marcelo Carim colaboraram com o aprendizado dos nossos alunos e nos deram o suporte necessário para desenvolver nosso projeto, que foi um sucesso”, afirmou a professora Adriana Silva, uma das responsáveis pelo estande de Biotecnologia, da Escola Estadual Santina Rioli.

 

“A Escola Moderno agradece o grande empenho dos pesquisadores do Iepa pelas informações concedidas aos alunos do 7° ano, a respeito da aplicabilidade da Biotecnologia no desenvolvimento da sociedade. Oportunizando aos alunos um momento de conhecimento sobre o processo de clonagem dos vegetais e como esse processo pode contribuir para o melhoramento das espécies e consequentemente para a qualidade de vida das pessoas”, relataram os professores Deusana Costa e Gleidson Rodrigo Azevedo responsáveis pelo stand.

 

O laboratório ainda cedeu mudas e amostras das plantas in vitro que foram expostos nos eventos, e os alunos puderam explicar para os visitantes sobre o processo de clonagem.

 

“Nossa missão, além de gerar conhecimento, é estimular a curiosidade, despertando vocações inatas para formação de material humano qualificado, e isso começa na base. Esses alunos são o alicerce para um futuro melhor, onde a ciência direciona o caminho para mudar nossa história atual. Portanto, cabe ao Iepa, e a mim como cientista, a responsabilidade de despertar essas vocações”, relatou o pesquisador Marcelo Carim.

 

Desde sua instalação, o laboratório de biotecnologia vegetal do Iepa vem contribuindo com a formação acadêmica de muitos estudantes amapaenses. Alunos de todos os níveis participam de palestras e recebem apoio técnico em suas monografias e projetos científicos.

Ariel Meira
arielvanessaap@bol.com.br



  

  




CNPQ   EMBRAPA        

 

 

 

 
 
 


IEPA - Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá
Av. Feliciano Coelho, 1509. Trem, CEP: 68.901-025 - Macapá - Amapá - Brasil
Fone: (96) 3212-5341 / 3212-5342 / 3212-5366
Site desenvolvido e hospedado pelo IEPA - 1991 - 2021