facebook do iepa GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ    
  facebook do iepa twitter do iepa youtube do iepa instagran iepa webmail


  Imprimir


                                                                                                                Texto Normal Texto Grande Fundo Preto Fundo Padr?o



Museu Sacaca estima encerrar Semana dos Museus contabilizando mais de mil visitantes


Nona Semana da Primavera do Museu estima um público de mais de mil pessoas

 

Até o próximo domingo, 27, a programação da 9ª Primavera dos Museus no Museu Sacaca contará com a participação de indígenas, mostra de dança e planetário. O Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa) realiza o evento desde o dia 22 deste mês, com o tema "Museus e Memórias Indígenas".

 

Na tarde desta sexta-feira, 25, uma apresentação de dança tradicional Tiriyó Katxuyana será seguida de venda de artefatos e tatuagens de indígenas. No sábado, a programação também será no período da tarde, com a Roda Gaia (movimentos de dança como a ioga que procuram a harmonia do corpo e ambiente). A programação encerra no domingo, das 18h até as 22h, com a seção de cúpula do Planetário Móvel Maywaka e o Projeto Latitude Zero (observação do céu).

Desde terça-feira já passaram pelo museu em torno de 700 pessoas, incluindo alunos de escolas estaduais, municipais, privadas, acadêmicos e visitantes em geral. A expectativa de público até o encerramento é de mais de mil visitantes.

Primavera dos Museus

A Primavera dos Museus é um evento nacional promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus. A programação local tem consistido em várias atividades que tentam envolver os visitantes no universo da cultura dos povos indígenas.

 

Em vários espaços do museu tem sido promovidas exposições de fotos do dia a dia dos índios, documentários, contação de histórias, exibições da cúpula do Planetário Móvel Mayawaka, além de oficinas como: Farmácias da terra; Patrimônio Arqueológico do Amapá; Os calendários de Pesca; Produção de farinha e coleta de açaí dos povos indígenas de Oiapoque; e Meliponicultura (cultura de abelhas de ferrão indígena).

Ariel Meira
arielvanessaap@bol.com.br



CNPQ   EMBRAPA        

 

 

 

 
 
 


IEPA - Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá
Av. Feliciano Coelho, 1509. Trem, CEP: 68.901-025 - Macapá - Amapá - Brasil
Fone: (96) 3212-5341 / 3212-5342 / 3212-5366
Site desenvolvido e hospedado pelo IEPA - 1991 - 2021