facebook do iepa GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ    
  facebook do iepa twitter do iepa youtube do iepa instagran iepa webmail

  Imprimir


Texto Normal Texto Grande Fundo Preto Fundo Pastel Fundo Padr?o


Meteorologia do Iepa descarta risco de
enchente na Orla de Macapá

 


O Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), através do Núcleo de Hidrometeorologia do Amapá (NHMET) faz previsão e descarta risco de enchente na orla de Macapá, que possa ser causada pela alta pluviosidade do período e também pela elevação do nível das águas do Rio Amazonas. O acúmulo de lixo, entretanto, pode formar uma barreira à drenagem das águas das chuvas provocando alterações por toda a Avenida em frente à cidade.

A propósito dessa possível ameaça o diretor-presidente do Iepa Augusto Oliveira assim se manifestou: “A essência do trabalho do Instituto é a Natureza. É ela que fornece toda a matéria prima do nosso trabalho e ela é sempre surpreendente. Observamos, na orla de Macapá, periodicamente, durante o fluxo das marés, as águas do Rio Amazonas, especialmente na enchente serem mais altas, banharem e atravessarem a Avenida que acompanha a Orla. Esse movimento da maré torna-se um atrativo para a meninada que fica sentada no muro de arrimo esperando ser banhada pelas águas do Rio. É um fenômeno da natureza que incide sobre o nosso Rio-Mar. Não é enchente. Para nós que aqui habitamos é tudo muito natural. Para os visitantes que desconhecem essa realidade, o fato parece assustador”.

“Minha recomendação para garantir a beleza da nossa Macapá e como cidadão, é pedir à população em geral - crianças, jovens e adultos - como também à dos arredores da Orla, que cuidem bem do seu lixo; não joguem lixo no Rio, nem nas ruas... O lixo acumulado provoca doenças e tragédias que assumem muitas vezes grandes proporções, causam prejuízos e tornam-se até fatais, especialmente no período chuvoso. Nós somos privilegiados por desfrutar dessa imensa beleza natural, vamos conservá-la e transformá-la num grande presente para os olhares de todos aqueles que vêm nos visitar”, finalizou Oliveira.


Angela Andrade
Assessora de Comunicação/Eventos e Cerimonial Iepa.

Graça Viana Jucá
Construção e Revisão Geral de Textos/Iepa.




CNPQ   EMBRAPA        

 

 

 

 
 
 


IEPA - Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá
Av. Feliciano Coelho, 1509. Trem, CEP: 68.901-025 - Macapá - Amapá - Brasil
Fone: (96) 3212-5341 / 3212-5342 / 3212-5366
Site desenvolvido e hospedado pelo IEPA - 1991 - 2021