facebook do iepa GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ    
  facebook do iepa twitter do iepa youtube do iepa instagran iepa webmail

  Imprimir


Texto Normal Texto Grande Fundo Preto Fundo Pastel Fundo Padr?o


Iepa apóia Sebrae em Projeto piloto Estruturante de Cosméticos de Base Florestal da Amazônia

 


O Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá – Iepa, através da pesquisadora Ediluci Malcher, diretora do Centro de Pesquisa  de Plantas Medicinais e Produtos Naturais,  apóia o Sebrae  na operacionalização do Projeto Estruturante de Cosméticos de Base Florestal da Amazônia.

Referido Projeto, elaborado pelas Unidades do Sebrae da Região Norte: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins   se constitui em Projeto Piloto e objetiva  desenvolver conhecimento normativo, tecnológico e mercadológico que sirva de embasamento às oportunidades de negócios sustentáveis e produtivos da cadeia de cosméticos de base florestal madeireira e não madeireira da Região Amazônica. No Amapá, foi selecionada para participar do Projeto a Cooperativa Mista dos Produtores Extrativista do Rio Iratapuru, que já atua na extração do óleo da castanha do Brasil. O Projeto tem entre suas ações, o desenvolvimento de metodologia de produção de insumos de qualidade por meio da instalação de bases-piloto de processamento de óleo e manteigas vegetais nos estados.

A equipe técnica do Iepa, coordenada pela pesquisadora Ediluci Tostes Malcher, integrará a equipe técnica gestora do Projeto em visita técnica à comunidade do Rio Iratapuru, município de Laranjal do Jari, no período de 23 a 27 de abril, onde ministrará aos integrantes da Cooperativa, treinamento de operacionalização do manual de boas práticas na fabricação de óleo e farinha da castanha do Brasil, realizando uma atualização dessas práticas, desde a coleta até o processamento final dos produtos.

Graça Viana Jucá/Iepa.




CNPQ   EMBRAPA        

 

 

 

 
 
 


IEPA - Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá
Av. Feliciano Coelho, 1509. Trem, CEP: 68.901-025 - Macapá - Amapá - Brasil
Fone: (96) 3212-5341 / 3212-5342 / 3212-5366
Site desenvolvido e hospedado pelo IEPA - 1991 - 2021